Autarcas Socialistas dizem que Reforma Judiciária pretende "extinguir municípios"

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 27 mar (Lusa) - A Associação Nacional dos Autarcas Socialistas (ANA PS) acusou hoje o Governo de condenar "ao encerramento uma parte do país" e de querer "extinguir os municípios" com a publicação do decreto-lei que regulamenta Reforma do Sistema Judiciário.

"Estamos convictos de que o verdadeiro objetivo deste Governo é o de extinguir os municípios. Combateremos, sem tréguas, esse objetivo político", avisa a ANA PS, em comunicado enviado à Lusa.

Para os autarcas socialistas, as medidas do Governo vão fechar "as portas do Estado de Direito aos territórios de menor densidade", abrindo-as "à lei do mais forte".

Os autarcas socialistas destacam a necessidade de uma reforma da justiça "que garanta maior igualdade e celeridade processual", mas reitera a "total oposição" à que foi desenhada pelo Governo".

"Esta denominada reforma mostra que o Governo não tem uma estratégia de organização política e administrativa para o país. Pretende-se organizar a justiça com base nos distritos, quando estas entidades político-administrativas tiveram o anúncio da sua morte por altura do fim dos Governos Civis e do nascimento das Comunidades Intermunicipais", sublinha a ANA PS.

Os autarcas socialistas criticam "o despesismo que esta reforma encerra", já que "está avaliada em mais de 20 milhões de euros" e alertam existirem "um conjunto de direitos fundamentais inalienáveis que correm sérios riscos com estas medidas anunciadas".

Considerando existir "um caminho alternativo para os municípios portugueses, também no setor da justiça", a ANA PS compromete-se "a apresentar uma alternativa credível que defenda o interesse das populações e o Estado de Direito".

ACG // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.