Exames: Nenhum aluno de Aljustrel e Mértola fez prova do 12ª ano de Português

| País
Porto Canal / Agências

Redação, 17 jun (Lusa) - As escolas secundárias de Aljustrel e Mértola foram as únicas do distrito de Beja onde hoje não se realizou qualquer exame de Português, devido à greve de professores que também impediu alunos de Serpa de fazer a prova.

Segundo disse à Lusa fonte do Sindicato de Professores da Zona Sul, a adesão à greve dos professores impediu todos os alunos inscritos de realizarem a prova nas escolas secundárias de Aljustrel e Mértola.

A adesão à greve também afetou a realização do exame na Escola Secundária de Serpa, onde os professores que compareceram ao serviço só permitiram que uma das cinco salas destinadas à realização da prova fosse vigiada e apenas 15 dos 88 alunos inscritos pudessem fazer o exame.

Nas restantes escolas secundárias do distrito de Beja, apesar de a adesão dos professores à greve ter sido "significativa", os docentes que compareceram ao serviço foram suficientes para permitir a vigilância e a realização do exame.

Na Escola Secundária D. Manuel I, na capital do distrito, dos 185 professores convocados para vigiar exames, 156 fizeram greve e os 29 que compareceram ao serviço foram suficientes para vigiar as nove salas, onde 148 alunos que se apresentaram, dos 164 inscritos, realizaram a prova, disse à Lusa a diretora da escola, Maria José Chagas.

"Matei-me a estudar e não saber se posso fazer exame tem sido complicado", disse à Lusa, afetada por um "nervoso miudinho", a aluna Catarina Sousa, de 17 anos, antes de entrar na Escola Secundária Diogo de Gouveia, o outro estabelecimento de ensino secundário da cidade, e de saber que iria realizar a prova.

"Com as dúvidas todas à volta do exame, não tive cabeça para estudar" e, por isso, "preferia não fazer exame hoje e ter mais tempo para estudar", confessou Catarina, referindo que "precisa de uma boa nota a Português", apesar de ainda estar "indecisa" em relação ao curso superior a que vai candidatar-se.

"Não me dediquei muito a estudar Português, porque preferi preparar-me melhor para o exame de Biologia, na terça-feira, que é mais importante para mim", disse à Lusa Rúben Glória, de 21 anos, também aluno da Escola Secundária Diogo de Gouveia.

Por isso, e porque as dúvidas à volta da realização da prova hoje "afetaram um bocado" os estudos, "preferia e seria bom que o exame fosse adiado para ter mais tempo para estudar Português", disse Rúben, que vai candidatar-se ao curso de Fisioterapia.

Tal como "todos" os docentes da Escola Secundária Diogo de Gouveia, David Argel, de 49 anos, professor de Geografia há 23 anos, foi convocado para vigiar hoje o exame de Português, mas fez greve.

"Foram apresentadas pelo Governo medidas muito gravosas para o futuro dos professores, como o aumento da carga horária e o regime de mobilidade", o qual "constitui uma grande ameaça à estabilidade profissional dos docentes", disse à Lusa o docente, justificando assim a adesão à paralisação.

"Gostaria que a minha adesão à greve estivesse associada a outro resultado com mais impacto, mas, mesmo assim e por convicção, decidi fazer greve", disse o docente, frisando, no entanto, que a greve na Escola Secundária Diogo de Gouveia teve "uma boa adesão, mas não foi suficiente para evitar a realização do exame e se atingir o resultado previsto".

LL // CC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão. 

Euromilhões. Terceiro prémio sorri a apostador português

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira do Euromilhões cujo 'jackpot' estava fixado nos 133 milhões de euros. Contudo, há boas notícias para Portugal.

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.