Covid-19: Neste momento "não faz qualquer sentido" cordão sanitário no Porto 

Covid-19: Neste momento "não faz qualquer sentido" cordão sanitário no Porto 
| Norte
Porto Canal com Lusa

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, afirmou hoje que neste momento "não faz qualquer sentido" decretar um cordão sanitário no Porto.

"No caso concreto do Porto, não houve qualquer indicação da autoridade de Saúde nesse sentido [estabelecimento de cordão sanitário] e, portanto, não faz qualquer sentido essa situação", disse Lacerda Sales na conferência de imprensa diária para atualizar informação sobre a pandemia de covid-19 em Portugal.

O secretário de Estado adiantou que uma decisão de estabelecimento de um cordão sanitário terá sempre de ser sustentada pela avaliação de risco feita pela autoridade de saúde.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas disse na segunda-feira que a decisão de impor uma cerca sanitária na região do Porto estava a ser equacionada "e provavelmente hoje (segunda-feira) será tomada uma decisão nesse sentido, a ser equacionada entre as autoridades de saúde regionais e as autoridades de saúde nacionais e o Ministério da Saúde".

Segundo o boletim epidemiológico de segunda-feira, o concelho do Porto registava 941 casos confirmados ao final do dia de domingo, um aumento de 524 casos em relação ao dia anterior.

Durante a conferência de imprensa, o subdiretor-geral da Saúde, Diogo Cruz, admitiu a duplicação de alguns casos registados no primeiro boletim, mas questionado pela Lusa sobre a duplicação de casos no contexto específico do concelho do Porto, o secretário de Estado António Lacerda Sales não confirmou números.

“Em relação ao Porto, neste momento não faz qualquer sentido colocar-se essa situação, independentemente da duplicação”, sublinhou o secretário de Estado, não adiantando se esta situação se verificou ou não.

+ notícias: Norte

Matosinhos e CCDR-N querem abrir ao público Quinta de São Gens

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Câmara de Matosinhos querem abrir ao público a Casa e Quinta de São Gens, em Matosinhos, como um Parque de Natureza e Cultura, anunciaram esta quarta-feira.

Detido suspeito de incendiar casas de vizinhos e tentativa de homicídio em Santo Tirso

A Policia Judiciária (PJ) deteve um homem de 33 anos suspeito de incendiar casas de familiares e vizinhos em Santo Tirso, de detenção de arma proibida, tentativa de homicídio e dano e coação na forma tentada, foi esta terça-feira anunciado.

Menino de quatro anos esquecido no interior de viatura de transporte escolar em Fafe

Um menino, de 4 anos, ficou esquecido durante a manhã desta terça-feira no interior da viatura de transporte escolar que o deveria ter deixado numa escola do concelho de Fafe, distrito de Braga, segundo fonte da GNR.