Covid-19: Mulher infetada que vivia no carro passa para Pousada da Juventude de Ovar

Covid-19: Mulher infetada que vivia no carro passa para Pousada da Juventude de Ovar
| País
Porto Canal com Lusa

Uma mulher infetada com o novo coronavírus que estava a viver num carro para não contagiar a família passou para a Pousada da Juventude de Ovar, revelou na segunda-feira o presidente da câmara.

"Registo com agrado o facto de a nossa Pousada da Juventude, além das pessoas que já lá estão [alojadas], ter ainda recebido uma infetada que, por ter em sua casa um doente oncológico, estava a morar num carro", afirma o presidente do município, Salvador Malheiro.

Na sua mensagem à população, o autarca do distrito de Aveiro lembra que a pousada foi transformada num centro de vigilância ativa do novo coronavírus, precisamente para acudir a doentes que, embora dispensando internamento hospitalar, não reúnem condições domiciliárias para garantir o devido confinamento profilático.

Insistindo que a adaptação desse e de outros espaços da cidade visa garantir condições de convalescença a pessoas infetadas com o vírus da covid-19, limitando o seu contacto com a restante população, o autarca social-democrata realça ser “decisivo este espírito de família que se vive hoje no município de Ovar, em que cada um tem de fazer aquilo que deve e a maioria dos habitantes tem é de ficar em casa".

No concelho, de 148 quilómetros quadrados e com cerca de 55.400 habitantes, existem "266 infetados, 10 óbitos e cinco recuperados"m segundo os dados da câmara de segunda-feira à noite.

Salvador Malheiro justifica os números com a estratégia de realização de testes de diagnóstico desencadeada pela câmara, o que permitiu, por exemplo, após a deteção na sexta-feira de um caso de covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia, que cerca de 120 utentes e funcionários da instituição fizessem o respetivo teste.

"Depois de termos feito o teste a todos, neste momento começam a chegar os resultados e temos já 17 confirmados no lar de idosos", adianta o presidente do município.

O lar foi, entretanto, sujeito a uma reorganização interna para assegurar distanciamento social entre utentes sintomáticos e assintomáticos, e está agora munido de uma equipa médica em permanência.

O autarca espera que hoje seja afeto a esse equipamento social também uma equipa própria de enfermeiros, "como prometido pelo Governo", o que considera particularmente necessário considerando que o Hospital de Ovar "tem praticamente saturada a sua capacidade para internar infetados de covid-19 que precisem de cuidados hospitalares não intensivos".

Quanto ao hospital de campanha cuja montagem está a decorrer na Arena Dolce Vita, Salvador Malheiro explicou que a instalação deverá completar-se "de forma faseada e a curto prazo", passando de uma lotação inicial de 30 camas para uma capacidade máxima de 100.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia de covid-19, foi detetado pela primeira vez na China em dezembro de 2019 e já infetou entretanto mais de 750.000 pessoas em todo o mundo, das quais mais de 36.000 morreram.

Em Portugal, os primeiros casos foram identificados em 02 de março e o boletim diário da Direção-Geral de Saúde indicava na segunda-feira 140 mortes e 6.408 infeções confirmadas.

Em 17 de março, o Governo decretou o estado de calamidade pública em Ovar e no dia 18 teve início no concelho um cerco sanitário que obriga ao controlo de entradas e saídas no território, impondo também o encerramento de toda a atividade empresarial que não envolva bens de primeira necessidade.

Desde as 00:00 do dia 19 de março, todo o país entrou no regime de estado de emergência, o que vigorará até às 23:59 de quinta-feira.

+ notícias: País

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.