PS entregou hoje pedido de fiscalização do Orçamento de Estado rectificativo no Tribunal Constitucional

PS entregou hoje pedido de fiscalização do Orçamento de Estado rectificativo no Tribunal Constitucional
| Política
Porto Canal

O PS entregou hoje o pedido de fiscalização sucessiva do Orçamento do Estado (OE) retificativo para 2014 junto do Tribunal Constitucional (TC), anunciou o líder parlamentar socialista, Alberto Martins.

"O PS apresentou hoje de manhã o pedido de fiscalização da constitucionalidade do orçamento retificativo, designadamente do artigo respeitante à Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES)", afirmou o deputado, nos Passos Perdidos do Parlamento, após reunião da bancada socialista.

O OE retificativo foi promulgado pelo Presidente da República no início do mês de março e uma das medidas mais polémicas é a nova versão da Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES), com cortes nas pensões acima de mil euros.

A anterior CES implicava um corte de 3,5% a 10% nas pensões brutas acima de 1350 euros.

Para o PS, a nova CES "viola a Constituição porque as normas que nele estão implícitas e incitas são de caráter permanente e não transitório, como é exigência doutrinal de uma interpretação consentânea com a Constituição e, simultaneamente, viola o princípio da confiança e da proibição do excesso (proporcionalidade)".

Uma comitiva de deputados do PCP, do BE e de "Os Verdes" vão entregar também no Palácio Ratton ainda hoje, pelas 14:00, um pedido de fiscalização sucessivo de várias normas do OE2014 retificativo.

+ notícias: Política

Governo dá início às negociações com professores sobre recuperação do tempo de serviço

A nova equipa do Ministério da Educação começa esta quinta-feira as reuniões com os sindicatos de professores para discutir a recuperação do tempo de serviço congelado no tempo da ‘troika’ (2011-2014), uma reivindicação que motivou protestos e greves nos últimos anos.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".