Covid-19: Diocese do Porto disponibiliza 128 camas em Ovar e Valongo

Covid-19: Diocese do Porto disponibiliza 128 camas em Ovar e Valongo
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Diocese do Porto disponibilizou às câmaras de Ovar e Valongo instalações que detém naqueles concelhos, com um total de 128 camas, para eventual acolhimento de pessoas infetadas pelo novo coronavírus.

Um comunicado diocesano, hoje divulgado, detalha que na cidade de Ermesinde, concelho de Valongo, distrito do Porto, a Igreja Católica disponibilizou à autarquia o pavilhão n.º 4 do Seminário do Bom Pastor (Casa da Juventude).

As instalações estão dotadas com 75 camas e diversos espaços de apoio.

Já em Cortegaça, no município de Ovar, distrito de Aveiro, foi oferecida à Câmara Municipal a "Casa de São Paulo", com 53 quartos.

"Se as circunstâncias o exigirem, a Casa de São Paulo também será usada para isolar pessoas ou como estrutura para-hospitalar", afirma o comunicado difundido na página eletrónica diocesana.

No dia 17, o Governo declarou o concelho de Ovar em estado de calamidade pública.

A pedido da Segurança Social, revela a Igreja Católica do Porto, "está a ser feito o levantamento de estruturas paroquiais (centros pastorais, residências não habitadas, salões, entre outros) para eventual acolhimento de utentes não contaminados que tenham de ser retirados de lares da terceira idade.

"Procura-se que, quanto possível, essas pessoas permaneçam no seu ambiente local", refere o comunicado da diocese dirigida por Manuel Linda.

"Desde o seu início, a Diocese levou muito a sério esta pandemia. Por isso, estabeleceu normas restritas e cancelou celebrações muito antes de as autoridades sanitárias terem dado orientações nesse sentido. Agora, está focada no socorro aos infetados, na prevenção e na ajuda aos profissionais que se encontram no terreno", afirma o bispo.

A diocese abrange a quase totalidade do distrito do Porto e parte do de Aveiro. E dos 5.962 casos de covid-19 confirmados hoje a nível nacional pela Direção Geral de Saúde, 1.903 reportam-se a sete municípios da área diocesana.

O Paço Episcopal do Porto está, entretanto, a contactar as administrações de seis hospitais da região "para se ver que é que faz mais falta" e que possa se comprado com a ajuda financeira da Igreja Católica, no âmbito de uma campanha a lançar "com o contributo de toda a Diocese".

Os hospitais em causa são os Penafiel, Porto (dois, São João e Santo António), Matosinhos, Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira.

A iniciativa é uma alternativa à ideia inicial da Diocese de oferecer, em conjunto com a Irmandade dos Clérigos, um ventilador a cada um daqueles seis hospitais.

Essa ideia gorou-se por "indisponibilidade do mercado", segundo a Diocese.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde 22 de março e até 02 de abril, obrigando as populações a limitar as deslocações a razões imponderáveis.

Uma das consequências é a não realização de cultos religiosos nos moldes tradicionais.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 600 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 28.000.

Dos casos de infeção, pelo menos 129.100 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.