Covid-19: Câmara da Maia testa idosos de todos os lares do concelho

Covid-19: Câmara da Maia testa idosos de todos os lares do concelho
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara Municipal da Maia anunciou este sábado que a partir de terça-feira vai efetuar testes de despiste da covid-19 a todos os idosos hospedados nos lares de terceira idade, públicos e privados, existentes no concelho.

Em comunicado, a autarquia liderada por António Silva Tiago adianta que, "em estreita articulação com as autoridades de saúde local e regional", tem estado "a trabalhar no desenho institucional e operacional deste plano, que será levado à prática já na próxima semana, estando prevista a realização dos primeiros testes na próxima terça-feira".

Segundo adianta, foi criado um grupo de trabalho constituído por dois elementos do corpo clínico da autoridade de saúde local e por dois elementos da autarquia, "para definir os critérios essenciais que vão reger esta operação no terreno".

O grupo de trabalho conta ainda "com o contributo técnico-científico do laboratório SYNLAB e com a comunidade académica", de forma a "garantir o número de testes a realizar diariamente e promover a máxima celeridade possível na obtenção dos resultados".

"Os nossos seniores são um património humano da comunidade que nos merece o mais profundo respeito, admiração e gratidão. Temos de ser dignos do legado que nos transmitiram, dedicando-nos uma vida de trabalho e de muitos sacrifícios", sustenta o presidente da câmara da Maia, citado no comunicado.

No início desta semana, a Câmara da Maia chegou a colocar a hipótese, junto da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte), de ser decretado o estado de calamidade no concelho e instituído um cordão sanitário, tendo solicitado às forças de segurança "intervenção mais assertiva".

Entre os casos mortais resultantes da covid-19 em Portugal estão dois idosos da residência sénior O Amanhecer da Criança, localizada em Pedrouços, no concelho da Maia, que numa operação desenvolvida na sexta-feira à noite, em articulação com a câmara, transferiu os restantes 58 utentes para uma unidade hoteleira.

O presidente da instituição, José Manuel Correia, revelou ao início da noite de sexta-feira que o número de utentes do lar infetados tinha subido para 25, após conhecidos resultados de testes feitos durante a semana. A estes somavam-se 10 funcionários infetados, que permanecem em casa.

Portugal registou até hoje 100 mortes associadas à covid-19, mais 24 do que na sexta-feira, enquanto o número de infetados subiu 902, para 5.170, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.

O relatório da situação epidemiológica em Portugal, com dados atualizados até às 24:00 de sexta-feira, indica que a região Norte é a que regista o maior número de mortes (44), seguida da região Centro (28), da região de Lisboa e Vale do Tejo (27) e do Algarve (1).

Os dados da DGS, que se referem a 75% dos casos confirmados, precisam que Lisboa é a cidade que regista o maior número de casos de infeção pelo coronavírus SARSCov2 (366), seguida do Porto (343 casos), Vila Nova de Gaia (262), Maia (219), Matosinhos (189), Gondomar (153) e Braga (152).

A covid-19, causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, é uma infeção respiratória aguda que pode desencadear uma pneumonia.

Portugal, onde o primeiro caso foi confirmado a 02 de março e que está em estado de emergência até quinta-feira, entrou já na terceira e mais grave fase de resposta à doença covid-19 (Fase de Mitigação), ativada quando há transmissão local, em ambiente fechado, e/ou transmissão comunitária.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Acidente de trabalho faz um ferido grave em Famalicão

Um acidente de trabalho fez uma vítima grave numa empresa de transportes, na manhã desta sexta-feira, na freguesia Cruz, em Vila Nova de Famalicão, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.