Covid-19: Matosinhos cria "bolsa solidária" para substituir trabalhadores de lares

Covid-19: Matosinhos cria "bolsa solidária" para substituir trabalhadores de lares
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara Municipal de Matosinhos criou uma "bolsa solidária" para pessoas que, com formação na área da saúde, ação social ou geriatria, estejam disponíveis para substituir funcionários de lares em caso de contágios por covid-19, anunciou este sábado.

Esta "Bolsa de Reforço Solidário", em articulação com o Instituto Padre António Vieira, visa reforçar a capacidade de respostas às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, no distrito do Porto, que necessitem de recursos humanos fruto da pandemia atual, referiu a autarquia, em comunicado enviado à Lusa.

As IPSS, que gerem alguns lares de idosos, estão a lidar com um "grande desafio" de terem, de um momento para o outro, o seu quadro de pessoal diminuído devido à nova infeção por coronavírus.

E, para prevenir estas situações de falta de cuidadores, a câmara, liderada pela socialista Luísa Salgueiro, apela a todos aqueles com formação em geriatria, saúde, ação social ou assistência operacional que, em caso de quererem integrar esta bolsa, o façam através do e-mail voluntariadoemmatosinhos@cmmatosinhos.pt ou da linha de apoio 800 210 095.

"O objetivo é termos um conjunto de pessoas perfeitamente habilitado a exercer funções em todas as valências que englobam o acompanhamento de idosos", afirmou a autarca, citada na nota.

Estando a viver-se momentos de "grande exigência", Luísa Salgueiro entendeu que precisa de pôr no terreno medidas rápidas e seguras, acrescentando que esta parceria com o Instituto António Padre Vieira traz-lhe uma "grande segurança" e a certeza de que está a oferecer uma resposta de "qualidade e adequada à situação".

Ao instituto cabe fazer a triagem e seleção dos voluntários e, posteriormente, organizar as equipas para, em caso de necessidade, poderem atuar, explicou o presidente da associação, Rui Marques, igualmente mencionado no comunicado.

Esta associação cívica sem fins lucrativos destina-se à reflexão, formação e ação no domínio da promoção da dignidade humana, da solidariedade social, da sustentabilidade, do desenvolvimento, da diversidade e diálogo de civilizações/culturas.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 100 mortes, mais 24 do que na véspera (+31,5%), e registaram-se 5.170 casos de infeções confirmadas, mais 902 casos em relação a sexta-feira (+21,1%).

Dos infetados, 418 estão internados, 89 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou no dia 17 o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.