Conto inédito de Agustina Bessa-Luís publicado na próxima semana

| País
Porto Canal / Agências

Redação, 27 mar (Lusa) -- O conto inédito de Agustina Bessa-Luís "Colar de Flores Bravias", escrito em 1947, é publicado na próxima semana, com ilustrações de Mónica Baldaque, filha da escritora.

Em comunicado, a editora Labirinto de Letras, que chancela a obra, cita o marido da autora, Alberto Luís, "constante companhia na sua escrita", segundo o qual este conto surgiu "muitos anos depois de a autora abandonar a ficção luxuriante das suas primeiras criações romanescas, para nos relatar episódios do seu contacto com o mundo exterior".

O conto, segundo a mesma fonte, "narra a aventura de passeios improvisados, em férias escolares de setembro e na companhia duma prima convidada, através duma quinta próxima das ruínas romanas da Cividade, ao norte de Bagunte", em Vila do Conde.

A obra inclui um texto analítico do catedrático de literatura da Universidade de Coimbra José Carlos Seabra Pereira.

"Colar de Flores Bravias" é apresentado pelo catedrático Salvato Trigo, na próxima segunda-feira, às 21:30, na Fundação Engenheiro António de Almeida, no Porto, e, no dia 03 de abril, às 18:30, em Lisboa, no Centro Nacional de Cultura, pelo seu presidente Guilherme d'Oliveira Martins.

Desde fevereiro do ano passado, tem-se vindo a publicar diferentes materiais inéditos da autora de "A Sibila", que se retirou da vida pública depois de ter sofrido um acidente vascular cerebral, após a edição de "A Ronda da Noite", em finais de 2006.

Em fevereiro do ano passado foi publicado "Kafkiana", um conjunto de quatro ensaios sobre Franz Kafka, ao qual se seguiu o conto "Cividade", e, em outubro passado, "Caderno de Significados", que Mónica Baldaque, coordenadora da edição, disse à Lusa incluir "contos inesperados, perfeitamente fora da estrutura de escrita habitual de Bessa-Luís", nomeadamente um, intitulado "Os dois amigos", redigido "em forma de cantilena".

O primeiro livro de Agustina Bessa-Luís, "Mundo Fechado", foi publicado em 1948. Desde então a escritora publicou ficção, ensaios, teatro, crónicas, memórias, biografias e livros para crianças. Várias obras suas foram adaptadas ao cinema por realizadores como Manoel de Oliveira ("Fanny Owen", "Vale Abraão") e João Botelho ("A corte do Norte").

O romance "A Sibilia" valeu-lhe os prémios Delfim Guimarães, em 1953, e Eça de Queiroz, em 1954, os primeiros de uma lista de vários galardões, entre os quais o de Romance e Novela, da Associação Portuguesa de Escritores, em 1983, pela obra "Os meninos de ouro", prémio que voltou a receber em 2001, com "Joia de família".

A escritora foi distinguida pela totalidade da sua obra com, entre outros, os Prémios Camões e Vergílio Ferreira, ambos em 2004, e o Prémio de Literatura do Festival Grinzane Cinema, em 2005.

"O comum dos mortais", "A quinta essência", a trilogia "O princípio da incerteza", "Antes do degelo", "Doidos e amantes" contam-se entre a sua obra.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.