Três barras fechadas devido à agitação marítima

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 27 mar (Lusa) -- As barras marítimas de Esposende, Póvoa de Varzim e São Martinho do Porto estão hoje fechadas à navegação e outras duas estão condicionadas devido ao estado do mar, segundo informação disponível na página da Marinha na Internet.

A Marinha informa também que a barra marítima de Aveiro está fechada a embarcações de comprimento inferior a 15 metros, devido à agitação marítima.

A barra de Vila do Conde também está condicionada e a Marinha aconselha as embarcações até 12 metros de comprimento e/ou calado inferior a dois metros a praticar a barra no período compreendido entre as três horas antes e três horas após da preia-mar.

Para as embarcações com comprimento superior a 12 metros e/ou calado superior a dois metros apenas podem praticar a barra no período da preia-mar.

Por causa da agitação marítima, o arquipélago da Madeira vai estar na sexta-feira sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de ondas que podem chegar aos sete metros.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Madeira vai estar sob aviso laranja -- que se aplica em situações meteorológicas de risco moderado a elevado - entre as 06:00 e as 21:00 de sexta-feira, prevendo-se ondas de noroeste com seis a sete metros.

O IPMA colocou também o arquipélago sob aviso amarelo, o terceiro mais grave da escala, devido à previsão de vento forte, com rajadas da ordem dos 80 quilómetros por hora, sendo de 100 quilómetros por hora nas terras altas entre as 00:00 e as 23:59 de sexta-feira.

O aviso amarelo implica que o estado do tempo apresenta riscos para determinadas atividades.

O IPMA prevê para hoje nas regiões a norte do sistema Montejunto-Estrela céu pouco nublado tornando-se muito nublado a partir do início da manhã, aguaceiros fracos e pouco frequentes a partir do fim da manhã, que serão de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

Está também previsto vento fraco, tornando-se moderado do quadrante sul no litoral e nas terras altas a partir da tarde, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida da temperatura mínima.

Nas regiões a sul do sistema Montejunto-Estrela, prevê-se céu pouco nublado tornando-se muito nublado a partir do início da manhã, aguaceiros fracos, tornando-se por vezes fortes e com possibilidade de granizo e de trovoada a partir do fim da tarde, vento em geral fraco, sendo moderado a forte do quadrante sul, com rajadas da ordem dos 60 quilómetros por hora, neblina ou nevoeiro matinal e pequena descida da temperatura mínima.

Em Lisboa e em Ponta Delgada prevê-se uma temperatura máxima de 16 graus celsius, no Porto e Beja 13, Castelo Branco, Évora, Santa Cruz das Flores e Viana do Castelo 14, Bragança 11, na Guarda 9, Angra do Heroísmo e Faro 15 e Funchal vinte e dois.

DD // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Devolução das propinas requerida por mais de 110 mil jovens

Mais de 100 mil jovens pediram a devolução do valor das propinas, a dois meses do final do prazo, que termina em 31 de maio, e numa altura em que alguns emigrantes enfrentam dificuldades para submeter o pedido.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".