Covid-19: Alto Tâmega vai ter centro de diagnóstico em Chaves a partir de quarta-feira

Covid-19: Alto Tâmega vai ter centro de diagnóstico em Chaves a partir de quarta-feira
| Norte
Porto Canal com Lusa

O presidente da Câmara de Chaves anunciou hoje a criação de um centro de diagnóstico à covid-19 destinado à recolha de testes feitos ao nível de cuidados de saúde primários no Alto Tâmega e que deverá arrancar na quarta-feira.

A criação de um centro de diagnóstico à covid-19 resulta de uma parceria entre os municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Tâmega e os Laboratórios Germano de Sousa e está previsto arrancar a partir de quarta-feira, explicou à Lusa o autarca de Chaves, no distrito de Vila Real, Nuno Vaz.

O espaço, que vai ser criado no centro cívico de Chaves, prevê a realização de testes à covid-19 sem sair do carro.

"Vai servir para dar resposta a todas as solicitações que venham do Agrupamento dos Centros de Saúde do Alto Tâmega e Barroso e vemos por esta via aumentada a capacidade de resposta ao diagnostico", assinalou.

E acrescentou: "O centro vai permitir que todas as recolhas de todos os testes que possam ser feitos a nível de cuidados de saúde primários possam ser aqui tratados".

Nuno Vaz lembrou que a par da credenciação do laboratório do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, para a realização de diagnósticos à covid-19, também a existência de um centro de diagnóstico no Alto Tâmega era "uma das reivindicações".

Segundo o autarca, esta solução permite que sejam diagnosticados os testes autorizados via linha de saúde 24 e comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde.

Mas também está aberta à realização de restes por parte das outras entidades que tenham convecção dos subsistemas de saúde e a oportunidade de serem feitos no âmbito privado, sempre com indicação terapêutica e médica, acrescentou.

Nuno Vaz considera que está é uma evolução ao nível hospitalar e de cuidados primários na região e uma nota de equilíbrio territorial.

"Por esta via todo o Alto Tâmega vai ganhar uma capacidade adicional de realização de diagnósticos da covid-19", realçou.

Considerando ser uma vitória do Alto Tâmega, o autarca lembra que esta é "partilhada com as autoridades de saúde, em particular a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte".

"É uma vitória dos seis concelhos, pois é uma decisão por todos, vai ser formalizada no âmbito da CIM Alto Tâmega, e se conseguirmos ao mesmo tempo que se possam realizar testes também em cada um dos centros de saúde dos seis concelhos do Alto Tâmega também isso será muito importante e resultado da cooperação dos seis municípios", assinalou.

A CIM Alto Tâmega revelou hoje que vai pedir ao Governo que se instalem centros de recolha para diagnóstico à covid-19 nos centros de saúde da região para "facilitar a vida dos cidadãos e profissionais".

"É importante para facilitar a vida às pessoas e para se evitarem deslocações distantes, porque nesta altura de confinamento e de distanciamento social, quantos menos percursos se fizerem melhor", explicou o presidente da CIM Alto Tâmega, Orlando Alves.

A entidade junta os municípios de Chaves, Montalegre, Boticas, Valpaços, Ribeira de Pena e Vila Pouca de Aguiar, no distrito de Vila Real, e reuniu-se hoje através de videoconferência.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou cerca de 540 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 25 mil.

Em Portugal, registaram-se 76 mortes, mais 16 do que na véspera (+26,7%), e 4.268 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 724 novos casos em relação a quinta-feira (+20,4%).

Dos infetados, 354 estão internados, 71 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.