Covid-19: Centro Hospitalar assumiu cuidados a prestar aos idosos do lar de Vila Real

Covid-19: Centro Hospitalar assumiu cuidados a prestar aos idosos do lar de Vila Real
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) assumiu os cuidados a prestar aos idosos do lar de Vila Real, prevendo-se que hoje sejam retirados daquele edifício, informou a câmara municipal.

Depois de, na quinta-feira à noite, terem sido conhecidos mais 25 casos de covid-19 no Lar de Nossa Senhora das Dores, elevando para 45 os infetados, o presidente da câmara de Vila Real, Rui Santos, anunciou a retirada dos idosos com resultados positivos.

Segundo a autarquia, foram encaminhados três utentes com testes positivos à covid-19 para o CHTMAD e foi ainda retirado um utente com teste negativo, que foi transferido para Vila Nova de Gaia.

Nessa altura, de acordo com a fonte, o centro hospitalar "decidiu enviar para o lar a sua diretora clínica, dois enfermeiros e dois auxiliares, para avaliarem a condição médica dos utentes presentes no lar, antes de continuar a evacuação".

"Foi proposto pela diretora clínica interromper a evacuação, ficando os elementos do CHTMAD, os elementos do Exército, da Cruz Vermelha e as funcionárias do Lar, a assegurar a assistência aos utentes durante a noite", referiu.

Foi ainda dada a possibilidade a todas as funcionárias de saírem do edifício, passando a cumprir o isolamento profilático nas suas casas, no entanto, estas optaram por permanecer junto dos utentes.

"O CHTMAD assumiu assim os cuidados a prestar aos idosos, aguardando-se que hoje os reencaminhem para as suas instalações ou outras que considerem adequadas", afirmou a câmara.

O município de Vila Real garantiu que vai continuar a acompanhar o desenvolvimento desta situação que passou "para a alçada da saúde".

O primeiro caso de um idoso com covid-19 no Lar de Nossa Senhora das Dores foi detetado no domingo. Na terça-feira foram divulgados 13 utentes e sete funcionários positivos e, na quarta-feira, 11 idosos foram transferidos para o hospital militar do Porto. Dois já se encontravam no CHTMAD.

Também na quarta-feira foram realizados mais 75 testes aos restantes residentes e colaboradores que se encontravam nesta instituição particular de solidariedade social.

Na quinta-feira à noite, o presidente da Câmara de Vila Real disse que foram detetados mais 25 idosos e funcionários com covid-19 no lar, elevando para 45 o número de infetados nesta instituição.

No entanto, ressalvou, que estavam apenas conhecidos 29 dos 75 testes realizados, faltando ainda apurar 46 resultados.

Em Portugal, registaram-se 60 mortes, mais 17 do que na véspera (+39,5%), e 3.544 infeções confirmadas, segundo o balanço feito na quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 549 novos casos em relação a quarta-feira (+18,3%).

PLI // SB

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.