FC Porto vence Benfica na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal

| FC Porto
Porto Canal com imagem de fcporto.pt

O FC Porto venceu hoje em casa o Benfica, por 1-0, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal de futebol, disputado no Estádio do Dragão, com os "encarnados" a perderem depois de 27 encontros sem derrotas.

Um golo do colombiano Jackson Martinez, aos seis minutos, permitiu aos "dragões" partirem em vantagem para a segunda mão, que está marcada para 16 de abril, no Estádio da Luz.

Na outra meia-final, o Sporting de Braga e o Rio Ave empataram a zero.

A equipa de Luís Castro leva para a Luz a vantagem mínima, mas, quanto a isso, apenas se pode queixar da falta de pontaria dos seus jogadores, que dispuseram de mais oportunidades do que a de Jorge Jesus.

O Benfica, por seu lado, esteve um pouco mais "tímido", por comparação à atitude que tem revelado ao longo da época, e o facto de Jesus ter poupado alguns elementos não explica a contenção revelada em largos momentos do encontro.

Luís Castro apostou, de início, em Herrera no lugar de Carlos Eduardo, por comparação com o "onze" que arrancou para a partida de domingo, frente ao Belenenses, contando também com os regressados Danilo, Fernando e Quaresma, que então cumpriram um jogo de suspensão.

Jorge Jesus, por sua vez, entregou a baliza a Artur (Oblak tem sido o titular) e fez descansar alguns dos jogadores mais utilizados, como Nico Gaitan, Lima, Markovic e Enzo Perez, mantendo Rodrigo na linha ofensiva, hoje acompanhado por Cardozo, Salvio e Sulejmani desde o início.

Pertenceram à equipa da casa as primeiras ocasiões de golo, nomeadamente aos quatro minutos, quando Quaresma ganhou a lateral esquerda e cruzou para Varela, com Artur a desviar-lhe a bola no momento exato, e no minuto seguinte, quando Defour se entendeu com Herrera e o mexicano deixou-se antecipar por Luisão, já no coração da área.

A intensidade dos portistas nos primeiros momentos do jogo materializou-se no golo de Jackson Martinez, que saltou mais alto que toda a gente num canto apontado por Quaresma, aos seis minutos, cabeceando com sucesso e sem hipótese para defesa de Artur.

Aos 23 minutos, o Benfica chegou com perigo à baliza portista, numa jogada rápida de Rodrigo, pela direita, que foi à linha final cruzar para o "coração" da área, onde surgiu Maxi Pereira em boa posição, mas a rematar contra um defesa.

Aos 25 e 29 minutos, respetivamente, Jackson e Varela voltaram a colocar em sentido Luisão e Garay, com o internacional luso a dispor da melhor ocasião, mas rematou de forma displicente, o que permitiu a Artur desviar para canto.

Com Ruben Amorim e Feijsa a preencher melhor o meio-campo benfiquista, a equipa de Jorge Jesus sacudiu o ímpeto contrário a partir da meia-hora e voltou a criar dificuldades à defesa portista.

Ruben Amorim ajudou a "estender" o jogo do Benfica e, a quatro minutos do intervalo, conseguiu cruzar milimetricamente para Rodrigo, que, junto à pequena área, cabeceou sem oposição, mas de forma muito deficiente.

Com as equipas mais encaixadas entre si do que no primeiro tempo, Luís Castro foi o primeiro a "mexer", trocando Varela pelo argelino Ghilas, aos 63 minutos, no que foi imediatamente seguido por Jorge Jesus, que fez entrar Gaitan para o lugar de Sulejmani e Lima para o de Rodrigo.

O jogo seguiu intenso, mas sem grandes oportunidades de golo, mas aos 77 minutos, pouco depois de Herrera ter sido substituído por Carlos Eduardo, Jackson Martínez dominou a bola entre Garay e Luisão e rematou ao poste.

O Benfica respondeu cinco minutos depois, a remate de Rúben Amorim, da zona frontal, mas Fabiano estava atento e conseguiu rechaçar.

Markovic ainda rendeu Salvio (80) e Quintero entrou para o lugar de Defour (86), tendo pertencido ao jovem colombiano a melhor oportunidade de toda a segunda parte, no último minuto do tempo regulamentar, mas quando já só tinha Artur pela frente tentou servir um colega, permitindo a intervenção de Garay.

Jogo no Estádio do Dragão, no Porto.

FC Porto - Benfica, 1-0.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Jackson Martinez, 06 minutos.

Equipas:

- FC Porto: Fabiano, Danilo, Reyes, Mangala, Alex Sandro, Fernando, Herrera (Carlos Eduardo, 75), Defour (Quintero, 86), Quaresma, Jackson Martinez e Varela (Ghilas, 62).

(Suplentes: Kadú, Quintero, Ghilas, Licá, Carlos Eduardo, Ricardo e Abdoulaye)

Treinador: Luís Castro.

- Benfica: Artur, Maxi Pereira, Luisão, Garay, Sílvio, Fejsa, Rúben Amorim, Sulejmani (Nico Gaitan, 65), Sálvio (Markovic, 81), Cardozo e Rodrigo (Lima, 67).

(Suplentes: Oblak, Lima, Nico Gaitan, Jardel, André Almeida, Enzo Perez e Markovic).

Treinador: Jorge Jesus.

Árbitro: Marco Ferreira (Madeira).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Maxi Pereira (18), Defour (25), Herrera (49), Sílvio (58), Fernando (61), Jackson Martinez (90+2) e Danilo (90+3).

Assistência: 34.499 espetadores.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.