Covid-19: Exército vai desinfectar lar em Vila Real na sexta-feira

| Norte
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 26 mar 2020 (Lusa) -- O Exército vai fazer, na sexta-feira, uma desinfecção no Lar de Nossa Senhora das Dores, em Vila Real, onde foram confirmados 11 casos de idosos com covid-19, disse hoje à Lusa fonte militar.

A força -- elemento de defesa Biológica, Química e Radiológica (BQR) -- terá militares de várias unidades, como o Laboratório de Defesa Biológica, que funciona no Laboratório Militar, em Lisboa, mas também médicos, enfermeiros e efetivos da Polícia Militar, acrescentou a mesma fonte. 

A descontaminação de grandes áreas é uma das capacidades no Exército que o Governo admitiu vir a utilizar no combate à pandemia de covid-19, o que começou hoje a acontecer.

Hoje de manhã já foi feita uma desinfeção por um efetivo de militares às instalações da Santa Casa da Misericórdia de Resende, distrito de Viseu, onde se registaram 10 infeções da covid-19.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais 480 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 22.000.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, registaram-se 60 mortes, mais 17 do que na véspera (+39,5%), e 3.544 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 549 novos casos em relação a quarta-feira (+18,3%).

O país encontra-se em estado de emergência até às 23:59 de 02 de abril devido à pandemia.

 

NS // ACL

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Matosinhos e CCDR-N querem abrir ao público Quinta de São Gens

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Câmara de Matosinhos querem abrir ao público a Casa e Quinta de São Gens, em Matosinhos, como um Parque de Natureza e Cultura, anunciaram esta quarta-feira.

Detido suspeito de incendiar casas de vizinhos e tentativa de homicídio em Santo Tirso

A Policia Judiciária (PJ) deteve um homem de 33 anos suspeito de incendiar casas de familiares e vizinhos em Santo Tirso, de detenção de arma proibida, tentativa de homicídio e dano e coação na forma tentada, foi esta terça-feira anunciado.

Menino de quatro anos esquecido no interior de viatura de transporte escolar em Fafe

Um menino, de 4 anos, ficou esquecido durante a manhã desta terça-feira no interior da viatura de transporte escolar que o deveria ter deixado numa escola do concelho de Fafe, distrito de Braga, segundo fonte da GNR.