Info

Covid-19: PR de Cabo Verde convoca reunião do Conselho da República para sexta-feira

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Praia, 26 mar 2020 (Lusa) - O Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, anunciou hoje que vai reunir na sexta-feira o Conselho da República, depois de o primeiro-ministro ter defendido a declaração imediata de situação de emergência, para combater a pandemia de covid-19.

Numa nota enviada esta tarde à comunicação social, o chefe de Estado de Cabo Verde refere que já hoje vai ouvir os líderes dos partidos políticos com assento parlamentar e depois os líderes das confissões religiosas.

"As reuniões destinam-se a avaliar o impacto das medidas que vêm sendo anunciadas, na sociedade cabo-verdiana, assim como o seu alcance, eficácia e conformidade com o quadro do normal funcionamento dos princípios do regime democrático no país", explica o comunicado.

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, defendeu hoje que seja declarada de imediato a situação de emergência no país, possibilidade que já foi discutida esta manhã com o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.

Numa mensagem ao país, o primeiro-ministro confirmou a reunião com o chefe de Estado e revelou que o Presidente "pondera seriamente a possibilidade de declaração de situação de emergência constitucional" em Cabo Verde.

Tal declaração, afirmou, "irá permitir ao Governo reforçar as medidas de prevenção, nomeadamente a obrigatoriedade legal de as pessoas permanecerem em casa e o encerramento de serviços e empresa privadas, e a obrigatoriedade acrescida de dever de colaboração de todas as entidades com as autoridades sanitárias e de proteção civil".

No espaço de uma semana, Cabo Verde contabilizou quatro casos confirmados de covid-19, em duas ilhas, e um óbito.

PVJ // JH

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Covid-19: Europa acelera desconfinamento

A Europa acelera hoje o desconfinamento pós-pandemia, com os países nórdicos a reabrir os bares e o Reino Unido, o segundo país do mundo com mais mortos, depois dos Estados Unidos, a reabrir as escolas primárias.

Covid-19: Trump diz estar a avaliar retomar parcialmente contribuição para a OMS

O Presidente norte-americano, Donald Trump, disse hoje que está a considerar retomar parcialmente a contribuição dos Estados Unidos para a Organização Mundial de Saúde (OMS), que suspendeu em abril.

Covid-19: Mais de 373 mil mortos e mais de 6,2 milhões de casos confirmados em todo o mundo

Paris, 02 jun 2020 (Lusa) -- A pandemia do novo coronavírus já provocou pelo menos 373.439 mortos e infetou mais de 6,2 milhões de pessoas em todo o mundo desde dezembro, indica um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.