BE diz que números do Banco de Portugal comprovam falhanço da austeridade

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 mar (Lusa) - O Bloco de Esquerda (BE) disse hoje que os dados mais recentes do Banco de Portugal sobre a economia do país atestam o falhanço da austeridade, "contraproducente para o crescimento económico".

"Sempre que o Tribunal Constitucional aparece para forçar o Governo a recuar nas suas medidas de austeridade, o consumo recupera. A austeridade é contraproducente para o crescimento económico", sublinhou a deputada Mariana Mortágua em declarações aos jornalistas no parlamento no dia em que o Banco de Portugal reviu em alta alguns indicadores económicos do país.

Os dados do banco central, advoga a parlamentar do Bloco, não integram ainda as futuras e "novas medidas de austeridade" a revelar pelo Governo, e mostram ainda o falhanço da estratégia do executivo.

"Um olhar atento mostra um fator importante de analisar: a haver crescimento económico, este crescimento provém do consumo e não das exportações. Há uma análise que temos de fazer, é que toda a estratégia do Governo em descer salários falhou", declarou Mariana Mortágua.

O banco central alinhou a sua previsão para 2014 com as estimativas do Governo e da 'troika' (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu), melhorando a sua previsão dos 0,8% (estimados em dezembro) para os 1,2% este ano.

Para 2015, a instituição liderada por Carlos Costa antecipa que a economia portuguesa cresça 1,4%, e não os 1,3% estimados em dezembro, e para 2016, o banco central estima um crescimento de 1,7%.

Estas previsões indicam que, no período entre 2014 e 2016, a economia portuguesa volte a apresentar um ritmo de crescimento próximo do projetado para a área do euro, uma evolução suportada pela aceleração da procura interna privada e pela manutenção de um crescimento das exportações.

PPF (ND) // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".