Covid-19: Esposende cria “fundo de ajuda interno” para combater consequências de coronavírus

Covid-19: Esposende cria “fundo de ajuda interno” para combater consequências de coronavírus
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara Municipal de Esposende criou um "fundo de ajuda interno" para combater as consequências sociais do novo coronavírus, financiado pelo "desvio das verbas" que estavam destinadas a atividades desportivas e culturais, entretanto canceladas.

Em declarações à Lusa, o presidente daquela autarquia do distrito de Braga, Benjamim Pereira, explicou que a "saúde financeira" do município e a "libertação de verbas" que estavam inscritas para atividades que tiveram que ser canceladas ou adiadas "permite dar uma ajuda adicional" aos munícipes.

Entre as medidas previstas, está o investimento de 40 mil euros na aquisição de p proteção individual para as Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, que prestam apoio aos idosos, nomeadamente nos lares e no apoio domiciliário, como luvas, máscaras, batas, tocas e desinfetante.

"Tínhamos uma agenda de atividades desportivas e culturais muito intensa mas que estão proibidas e são desaconselhadas por causa do novo coronavirus. Resolvemos então direcionar aquele dinheiro para ajudas efetivas à população, em várias frentes", disse.

Aquele investimento, esclareceu o autarca, "é o primeiro de um conjunto de medidas pensadas e estruturadas" ao abrigo do novo fundo.

"Estas medidas não vão ser para toda a população, porque as necessidades não são iguais numa família que perdeu rendimentos com o combate ao novo coronavírus. Por exemplo, não faz sentido descontos nas taxas para todos quando só alguns são afetados", explicou.

Entre as medidas, disse, estão "descontos na taxa de água para empresas, para famílias com perda de rendimentos, um pacote de fundos de ajuda consoante as indicações da Direção Geral da Saúde (DGS) e do conselho de proteção da proteção civil".

O autarca lembrou que "não há uma certeza no limite temporal de ação do novo coronavírus, por isso anunciar medidas a longo prazo não teria sentido".

"Vamos agir de forma responsável e pensando que não é um fenómeno localizado nem no tempo nem no espaço, por isso vamos fazendo um avaliação consoante a evolução da situação", explicou.

Para o autarca, "esta situação veio também mostrar a importância dos municípios pela proximidade à população quer pelo trabalho no terreno".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 450 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 20.000.

Portugal regista hoje 60 mortes associadas à covid-19, mais 17 do que na quarta-feira, e 3.544 casos de infeção, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Braga e Aveiro entre os distritos com menos limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou esta quarta-feira a Guarda Nacional Republicana (GNR).