Iémen: Partes em conflito apoiam cessar-fogo face ao novo coronavírus

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Sanaa, 26 mar 2020 (Lusa) -- As partes em conflito no Iémen dizem apoiar o apelo da ONU para um cessar-fogo geral face à propagação mundial do novo coronavírus, quando o país já enfrenta a mais grave crise humanitária do mundo.

A guerra no Iémen opõe há mais de cinco anos os rebeldes Huthis apoiados pelo Irão às forças leais ao governo reconhecido pela comunidade internacional, que conta com a ajuda de uma coligação militar internacional dirigida pela Arábia Saudita.

"A situação política, económica e sanitária no Iémen exige que a violência seja suspensa e que nos juntemos aos esforços internacionais e humanitários para preservar a vida dos cidadãos", declarou o governo iemenita num comunicado, saudando o apelo da ONU.

Na segunda-feira, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, lançou um apelo "a um cessar-fogo imediato em todo o mundo" para salvar os civis à "fúria" do novo coronavírus.

"A coligação militar (conduzida por Riade) apoia a decisão do governo iemenita de aceitar (este) apelo", disse o porta-voz da coligação, Turki al-Maliki, citado pela agência oficial saudita SPA.

Os Huthis, por seu turno, declararam-se "abertos a todos os esforços e iniciativas".

Num comunicado, um responsável político do movimento, Mehdi al-Machat, apelou "à calma completa e real, para criar confiança e uma atmosfera propícia ao sucesso de uma solução política abrangente".

Contrariamente à Síria ou à Líbia, o Iémen não registou ainda qualquer caso de infeção do novo coronavírus, mas as organizações não governamentais temem uma catástrofe se a pandemia atingir o país, onde mais de três milhões de pessoas vivem amontoadas em campos de deslocados.

A guerra causou dezenas de milhares de mortos, sobretudo civis, segundo diversas ONG e mais de dois terços da população precisa de ajuda humanitária, calcula a ONU.

Ameaçado pela fome, o país é ainda regularmente atingido por epidemias, de dengue ou de cólera, por exemplo, devido a um sistema de saúde muito degradado e à escassez de água potável.

 

PAL // FPA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.