Governo quer atrair estudantes para regiões com menos população

| País
Porto Canal / Agências

Funchal, 26 mar (Lusa) - O secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes, disse hoje que o Governo está a desenhar um programa para atrair jovens para universidades e institutos politécnicos fora das grandes cidades como Lisboa e Porto.

"Estamos a desenhar um programa de incentivo à atração de estudantes para instituições em regiões com menos população, é uma estratégia de coesão territorial, de dizer aos jovens que podem ir para a Madeira, Bragança ou Beja onde encontram ensino de qualidade", revelou.

José Ferreira Gomes reuniu-se hoje com o reitor da Universidade da Madeira, José Carmo, e com o secretário regional da Educação, Jaime Freitas, e participou numa conferência dirigida aos docentes daquele estabelecimento de Ensino Superior.

"Queremos manter uma rede de instituições, de universidades e politécnicos, que possam potenciar e levar mais longe o desenvolvimento regional", esclareceu.

O secretário de Estado salientou que o programa "Mais Superior" é para ser adotado já no próximo ano letivo: "Está ser a desenhado para garantir financiamento mas tem o apoio dos parceiros como as instituições de Ensino Superior, as Comissões de Coordenação de Desenvolvimento Regional no continente e o Governo Regional da Madeira".

Os incentivos a serem criados dizem respeito aos transportes, a compensações ao nível das deslocações e de alojamento.

EC // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".