Covid-19: Governo timorense quer adquirir mais de 100 ventiladores

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Díli, 26 mar 2020 (Lusa) -- O ministro dos Negócios Estrangeiros timorense disse hoje que o Governo quer obter, através de compra e de apoios bilaterais, mais de uma centena de ventiladores para responder à pandemia da covid-19 no país.

"Estamos em coordenação com os países vizinhos e outros parceiros, para obter equipamento e para comprar outro", afirmou Dionísio Babo, no debate da declaração do estado de emergência no Parlamento Nacional.

"O mais importante é a questão dos ventiladores. Estamos a ver se conseguimos, tanto com o apoio dos nossos parceiros, quer por aquisição, contar com mais de 100 ventiladores que são importantes para lidar com a doença", indicou.

Fontes do setor de saúde disseram à Lusa que atualmente Timor-Leste tem apenas seis ventiladores, todos eles no Hospital Nacional Guido Valadares.

Além de ventiladores, Babo explicou que vão ser adquiridos outros equipamentos hospitalares, medicamentos e equipamento de proteção pessoal para funcionários da saúde.

O chefe da diplomacia timorense explicou que a Austrália tem estado a apoiar o Laboratório Nacional para que possam ser realizados testes a nível geral, sem que seja necessário enviar as amostras recolhidas para aquele país.

O Governo está igualmente a negociar com os países vizinhos para garantir que o envio de equipamento e, eventualmente, de pessoal médico, possa ser concretizado independentemente das restrições.

Timor-Leste tem atualmente um caso da covid-19.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 450 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 20.000.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

ASP // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.