Advogado de Armando Vara no Face Oculta diz que processo visava atingir José Sócrates

| Política
Porto Canal

O advogado do arguido Armando Vara admitiu hoje, nas alegações finais do julgamento do caso "Face Oculta", que este processo "tem uma dimensão política" e que visava atingir o Governo de José Sócrates.

"Há aqui uma censurabilidade generalizada ao poder político que reinava em 2009, que condiciona e justifica esta acusação, nomeadamente contra o meu constituinte", afirmou o advogado Tiago Rodrigues Bastos, no início das suas alegações, no Tribunal de Aveiro.

O defensor referiu ainda que, desde o início do processo, há "uma ideia de combate aos poderosos", fazendo referência a "um sentimento que perpassa de que há um poder político que a acusação não gosta".

Tiago Rodrigues Bastos chegou mesmo a afirmar que o processo "é acarinhado" por esta acusação, justificando que o mesmo se manteve no Departamento de Investigação e Ação Penal de Aveiro, devido à desconfiança "brutal", relativamente a esse poder político.

A defesa de Armando Vara criticou ainda duramente os procuradores do Ministério Público (MP) que investigaram o caso, caracterizando a acusação como "um verdadeiro disparate" e afirmou que o seu cliente não praticou os factos de que vem acusado.

O advogado realçou ainda que, devido a este processo, Armando Vara "viu a sua vida desmoronar-se", pondo fim a uma carreira na banca.

"Armando Vara era vice-presidente do maior grupo bancário nacional e almejava ir mais longe e, de repente, tudo isso cessou", afirmou o causídico, admitindo que nunca pensou que alguém pudesse ser tão penalizado por uma acusação "que não vale nada".

O advogado Tiago Rodrigues Bastos pediu ainda ao tribunal para não tratar o seu cliente "de forma menos positiva" por ser "um nome sonante", assumindo que está "intranquilo e apreensivo" com o sentido da decisão final, pelas "decisões e atitudes" do coletivo de juízes ao longo do julgamento.

A sessão foi suspensa às 17:45, prosseguindo na quinta-feira com a continuação das alegações finais da defesa do antigo ministro e ex-administrador do BCP.

Armando Vara está acusado de três crimes de tráfico de influência, sendo suspeito de ter recebido 25 mil euros do empresário Manuel Godinho, o principal arguido no processo.

Segundo a acusação, em 2009 Armando Vara terá exercido a sua influência junto do então ministro das Obras Públicas Mário Lino para destituir a então secretária de Estado Ana Paula Vitorino e o então presidente do Conselho de Administração da REFER, Luís Pardal.

O processo "Face Oculta" está relacionado com uma alegada rede de corrupção que teria como objetivo o favorecimento do grupo empresarial do sucateiro Manuel Godinho, nos negócios com empresas do setor empresarial do Estado e privadas.

Entre os 36 arguidos estão personalidades como Armando Vara, antigo ministro e ex-administrador do BCP, José Penedos, ex-presidente da REN, e o seu filho Paulo Penedos.

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".