Covid-19: Proteção Civil de Bragança diz que números oficiais estão desfasados da realidade

Covid-19: Proteção Civil de Bragança diz que números oficiais estão desfasados da realidade
| Norte
Porto Canal com Lusa

Bragança, 25 mar 2020 (Lusa) -- A Comissão Distrital de Proteção Civil de Bragança concluiu hoje que os números de casos de covid-19 relativos a esta região que estão a ser divulgados pela Direção Geral da Saúde estão desfasados da realidade.

Este organismo, que junta várias entidades do distrito de Bragança, reuniu-se hoje para análise da evolução da doença e medidas no distrito de Bragança e decidiu solicitar à ministra da Saúde, Marta Temido, que as entidades competentes passem a "disponibilizar a informação diária por concelho do distrito de Bragança".

Isto por, segundo alega a Comissão Distrital, "a informação disponibilizada no relatório de situação pela Direção Geral da Saúde, quer no dia de ontem quer no dia de hoje, se encontra desfasada no tempo, não sendo por isso real e exata".

A Comissão continua preocupada com as entradas nas fronteiras da região e decidiu reforçar o apelo ao ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, para "a reavaliação imediata do processo do processo de decisão face à mobilidade de emigrantes e seu controlo e confinamento por quarentena".

Pede a mesma medida para cidadãos de outras zonas de Portugal que chegam ao distrito de Bragança.

A Comissão decidiu ainda criar uma bolsa de voluntários a que podem aderir todos os cidadãos que queiram ajudar a colmatar a falta de pessoal nas instituições de solidariedade social, atendendo ao facto de começarem a surgir casos de quarentena em trabalhadores das IPSS.

Em Portugal, há 43 mortes e 2.995 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que regista 633 novos casos em relação a terça-feira (+26,8%).

Dos infetados, 276 estão internados, 61 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 22 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou no dia 17 o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

 

HFI // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.

Município de Chaves apresenta nova imagem

Chaves lançou uma nova "marca" como símbolo representativo do concelho e do seu território. Esta simbologia, de acordo com o município, reflete as influências dos povos que ao longo da história passaram por Aquae Flaviae, celebrando os seus tempos áureos e recriando a história, modernidade e identidade.