Covid-19: Turismo de Portugal contribui no alojamento para profissionais de saúde

| Economia
Porto Canal com Lusa

Redação, 25 mar 2020 (Lusa) -- O Turismo de Portugal reforçou e adaptou algumas medidas de apoio ao setor, incluindo a colaboração numa plataforma de alojamento para profissionais de saúde, devido ao surto de covid-19, de acordo com um comunicado hoje divulgado.

O organismo recorda "o movimento Turismo#PorTodos", que "inclui medidas para apoiar os agentes do setor, ajudar os turistas e contribuir para o bem-estar dos residentes no país, através do reforço das equipas de apoio às empresas, da comunicação dedicada ao turista nas plataformas VisitPortugal", bem como "o apoio a uma plataforma de procura de alojamento para profissionais de saúde".

O organismo promete ainda o "reforço sistematizado e semanal da informação dos 25 mercados onde existem equipas do Turismo de Portugal", nomeadamente Espanha, França, Itália, Reino Unido, Alemanha, Irlanda, Finlândia, Suécia, Dinamarca, Noruega, Suíça, Áustria, Luxemburgo, Bélgica, Países Baixos, Rússia, Polónia, República Checa, Canadá, EUA, Brasil, Índia, China, Coreia do Sul e Japão.

Esta informação inclui um "resumo sobre situação sanitária e económica bem como dinâmica turística de cada mercado".

Além disso, o Turismo de Portugal destaca o VisitPortugal que abrange "um portal em 10 idiomas e as páginas nas redes sociais" e que o organismo diz estar "a ser adaptado para prestar um serviço relevante aos turistas, neste momento tão difícil e imprevisível".

A entidade revelou ainda que "está a colaborar com a #Tech4COVID19, um movimento com mais de duas mil pessoas, entre engenheiros, 'designers', 'marketeers', profissionais de saúde e profissionais de outras áreas, no projeto desenvolvido para angariação de alojamento", incluindo hotéis e alojamento local, "para utilização por profissionais de saúde que não possam ou queiram regressar a casa por receio de contágio à família".

Neste âmbito, em conjunto com associações do setor ALEP (Associação do Alojamento Local em Portugal), AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal) e AHP (Associação da Hotelaria de Portugal), "o Turismo de Portugal promoverá a plataforma junto de unidades que queiram participar desta iniciativa", adiantou o organismo.

O organismo disponibiliza ainda, "a custo zero e de imediato, o alojamento disponível nas suas Escolas de Turismo de Setúbal (23 quartos), Faro (14 quartos) e Lamego (7 quartos) para essa mesma utilização", sendo que a disponibilidade destes alojamentos pode ser consultada em https://www.roomsagainstcovid.com.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 428 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 19.000.

Em Portugal, há 43 mortes, mais 10 do que na véspera (+30,3%), e 2.995 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que regista 633 novos casos em relação a terça-feira (+26,8%).

 

ALYN // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.