PM português diz que dados do BP mostram que País conhecerá "recuperação económica bastante importante" em 2014

| Política
Porto Canal / Agências

Maputo, 26 mar (Lusa) - O primeiro-ministro português, Passos Coelho, disse hoje que as perspetivas divulgadas hoje pelo Banco de Portugal mostram que o País conhecerá em 2014 uma recuperação económica bastante importante, tendo destacado o contributo da procura interna.

Pedro Passos Coelho mostrou otimismo em relação às perspetivas da economia portuguesa este ano, quando falava para membros da comunidade portuguesa em Moçambique, no âmbito da sua deslocação ao país, para participar na II Cimeira Portugal-Moçambique.

"O Banco de Portugal mostra, com grande confiança, que a recuperação da nossa economia em 2014 será já sensível, Portugal conhecerá ao longo deste ano uma recuperação económica bastante importante", declarou o chefe do governo português.

Pedro Passos Coelho apontou a importância da procura interna nos dados hoje divulgados pelo Banco Portugal, frisando que dão uma indicação de que a economia portuguesa entrará no caminho para a recuperação.

"A recuperação económica virá não só das exportações, mas também do mercado interno, o que significa que, ao fim de três anos de dificuldades, começamos já a ter, não só uma certa estabilidade, mas também uma certa recuperação do nosso mercado interno", destacou o primeiro-ministro português.

Para Pedro Passos Coelho, o cenário avançado pelo Banco de Portugal dá um sinal de que o país poderá inverter a situação de maior recessão, criando condições para atrair novamente os portugueses que se sentiram obrigados a emigrar devido à crise económica.

"Isto significa que, dentro de algum tempo, poderemos inverter essa situação de maior recessão que se instalou no país e que obrigou tantos portugueses a procurarem outras paragens", afirmou Pedro Passos Coelho.

O Banco de Portugal reviu hoje em alta as previsões para a economia portuguesa, antecipando que cresça 1,2% este ano, tal como a estimativa do Governo, e que aumente 1,4% em 2015.

O banco central alinhou a sua previsão para 2014 com as estimativas do Governo e da 'troika' (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu), melhorando a sua previsão dos 0,8% (estimados em dezembro) para os 1,2% este ano.

Para 2015, a instituição liderada por Carlos Costa antecipa que a economia portuguesa cresça 1,4%, e não os 1,3% estimados em dezembro, e para 2016, o banco central estima um crescimento de 1,7%.

Estas previsões indicam que, no período entre 2014 e 2016, a economia portuguesa volte a apresentar um ritmo de crescimento próximo do projetado para a área do euro, uma evolução suportada pela aceleração da procura interna privada e pela manutenção de um crescimento das exportações.

PMA (ND)// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".