Concluída reabilitação da centenária ponte de Valença, investimento de 3,5 ME

| Norte
Porto Canal / Agências

Valença, 26 mar (Lusa) - A empresa pública REFER anunciou hoje a conclusão da obra de reforço e reabilitação das fundações da centenária ponte internacional de Valença, iniciada em dezembro de 2011 e que custou 3,5 milhões de euros.

A ponte assegura a travessia rodoviária e ferroviária do rio Minho, entre Valença e Tui, na Galiza (Espanha), e foi inaugurada a 25 de março de 1886. Vê agora "fortalecidas as suas condições estruturais" com a conclusão dos trabalhos de reforço e reabilitação das fundações.

Ainda de acordo com aquela empresa pública, responsável pela gestão da rede ferroviária e que tutela a obra de arte centenária, esta obra foi "imposta pelo estado de degradação em que se encontravam os elementos de fundação dos pilares da ponte". Ficou a ainda a dever-se à "insuficiente capacidade da estrutura para se opor às ações de frenagem".

Ao longo de mais de dois anos e meio, explica a REFER, foi feita reabilitação dos quatro pilares da ponte localizados no rio, passando a estrutura a contar com dispositivos de controlo dos movimentos longitudinais.

A empreitada envolveu também a substituição dos aparelhos de apoio, o reforço e reabilitação dos encontros, assim como intervenções nas alvenarias.

As obras obrigaram, várias vezes, à suspensão do trânsito automóvel na travessia.

Os trabalhos foram adjudicados por 3,5 milhões de euros e os ensaios de carga finais entretanto executados pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

"Com a realização deste importante investimento foi reforçada a base dos pilares da ponte e estabilizado o solo de fundação, sobretudo nos locais onde se encontram os pilares com fundação submersa de modo a evitar que eventuais fenómenos de infraescavação coloquem em perigo a estabilidade das fundações", sublinha a REFER.

A ponte internacional de Valença é constituída por uma superstrutura em viga metálica de treliça, de rótula múltipla, com cinco tramos contínuos.

É propriedade conjunta da REFER e da empresa Estradas de Portugal, bem como dos organismos públicos espanhóis Administrador de Infraestructuras Ferroviarias (ADIF) e Dirección General de Carreteras.

PVJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.