Calendário de concurso de apoio ao cinema e audiovisual é publicado na quinta-feira

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 mar (Lusa) - O calendário de 2014 dos concursos de apoio financeiro ao cinema e audiovisual é publicado na quinta-feira, com novos programas, reforço de financiamento, em alguns casos, e cancelamento do programa complementar, foi hoje anunciado.

Em conferência de imprensa, a presidente do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), Filomena Serras Pereira, e o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, elencaram cada um dos 25 concursos de financiamento do setor, totalizando 14,9 milhões de euros.

O cinema de animação, a distribuição e o apoio aos festivais são reforçados, sendo assegurado também o começo e a finalização de obras cinematográficas e criado um novo programa para produções de audiovisual e multimédia (2,9 milhões de euros).

Este ano não abrirá o programa complementar de apoio à produção de cinema que, em anos anteriores, era atribuído a duas longas-metragens de realizadores já com carreira, com um total de 1,2 milhões de euros.

Aos jornalistas, Filomena Serras Pereira justificou esta decisão com o facto de existirem ainda "muitos projetos por acabar": "Dezoito projetos e nove coproduções no âmbito das longas-metragens. Dado o montante de compromissos anteriores achou-se por bem este ano não abrir [o complementar]".

Em relação a concursos anteriores, 2014 terá um novo programa, de apoio à escrita e desenvolvimento (800 mil euros) de longas-metragens de ficção e animação, documentários e curtas de animação. A ele poderão concorrer pacotes de três projetos de três realizadores distintos.

Dos 14,951 milhões de euros disponíveis, 2,944 milhões de euros serão afetados ao audiovisual e multimédia e 10,280 milhões de euros serão gastos no apoio à produção de cinema.

Os restantes 1,727 milhões de euros serão repartidos por programas de apoio à formação de públicos nas escolas, programas de apoio à promoção internacional do cinema português, realização de festivais e coproduções com o Brasil.

Jorge Barreto Xavier afirmou que aqueles 14,951 milhões de euros representam "um aumento de financiamento de quase 50 por cento em relação a concursos anteriores" (que totalizavam 10,1 milhões de euros).

Em concursos anteriores, no entanto, não existia o programa específico para audiovisual e multimédia e este ano não há apoio complementar. Ou seja, o apoio ao cinema, sua exibição e distribuição aumenta de 10,1 milhões de euros para 10,3 milhões de euros.

"Apesar de atravessarmos um momento de dificuldades, é importante termos financiamento. É uma área que gera um ativo que deve permitir um maior desenvolvimento de circuitos económicos do cinema e audiovisual", disse Jorge Barreto Xavier.

O secretário de Estado da Cultura sublinhou ainda que "os encargos assumidos em 2013 estão integralmente cobertos", com a ajuda da cobrança de uma nova taxa aos operadores de televisão por subscrição.

Com as verbas anunciadas, Filomena Serras Pereira manifestou-se otimista em relação ao número de contratos a assinar entre o ICA e os produtores, tendo em conta o decréscimo nos últimos anos.

"No ano passado, assinámos 36 contratos e este ano já assinámos 62. Estamos a recuperar o atraso", enumerou.

SS // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão. 

Confira a chave do Euromilhões desta terça-feira

Já são conhecidos os números que compõem a combinação vencedora do sorteio desta terça-feira.

Fernando Araújo diz que fez em 15 meses "a maior reforma do SNS" em 45 anos

O diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que anunciou esta terça-feira, a sua demissão, assegurou que, nos 15 meses em que esteve em funções, foi realizada a maior reforma de organização em 45 anos de existência do SNS.