Cimeira Moçambique-Portugal sublinha aumento das trocas comerciais

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 mar (Lusa) -- Portugal e Moçambique destacaram hoje o aumento das trocas comerciais entre os dois países nos últimos três anos, na declaração final da 2.ª cimeira entre os dois países, que decorreu hoje em Maputo.

"No âmbito do crescimento económico, foi sublinhado o crescimento de 60% das exportações moçambicanas para Portugal e de 43% das exportações portuguesas para Moçambique desde a última cimeira (bilateral), demonstrando a cada vez maior relevância dos respetivos mercados", referiu o texto da declaração final da cimeira.

Portugal é "o investidor estrangeiro com maior impacto na criação de emprego", refere o documento, salientando que "foi ainda notado que as empresas portuguesas continuam a destacar Moçambique como um destino privilegiado de investimento".

Durante a cimeira, foram feitos esforços para permitir revitalizar a utilização de linhas de crédito e desbloquear o acesso a instrumentos como o Fundo Português de Apoio ao Investimento em Moçambique (Investimoz) e o Fundo Empresarial da Cooperação (FECOP).

"Este empenho resultou concretamente na disponibilização de cerca de 134 milhões de euros para o desenvolvimento sustentável de Moçambique e apoio às empresas portuguesas que investem neste país", segundo o documento.

A reunião teve como objetivos "reforçar os laços de amizade e cooperação entre Moçambique e Portugal e avaliar a cooperação bilateral, com destaque para a implementação dos projetos acordados" na primeira cimeira, registando ainda o reforço da troca de visitas entre os membros dos dois Governos, refere a declaração.

As delegações, de acordo com o documento, manifestaram "o seu compromisso no contínuo aprofundamento das relações de cooperação entre os dois países e assinalaram que o próximo Programa Indicativo de Cooperação Moçambique-Portugal deverá refletir o excelente nível de relacionamento político e perspetivas de desenvolvimento económico traduzindo-se em novas parcerias com o setor privado e a sociedade civil".

Os dois Governos também sublinharam a relevância da Língua Portuguesa como eixo estratégico das relações bilaterais e da afirmação dos dois países no mundo, através da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A declaração referiu ainda que os responsáveis dos dois países debateram temas da atualidade internacional, incluindo a IV Cimeira UE-África, que acontece entre 02 e 03 de abril, em Bruxelas, sublinhando a necessidade de continuar a fortalecer a parceria estratégica entre os dois continentes, para o benefício dos africanos e europeus.

Durante a cimeira foram realizados encontros setoriais entre os governantes dos dois países e foi realizado um balanço da cooperação bilateral em diversas áreas.

"As delegações reafirmaram a importância do Apoio Direto ao Orçamento no quadro do reforço da confiança e credibilidade da governação nacional, tendo Moçambique saudado o compromisso de Portugal de manter esta modalidade de apoio financeiro", indicou o documento.

Durante a cimeira foram assinados 19 memorandos e protocolos de entendimento entre os dois países.

Entre os quais o memorando de entendimento entre a UNESCO, o instituto Camões e a Universidade Eduardo Mondlane para o Projeto "Mais Formação" - Estágios para estudantes e professores das universidades da região da África Austral.

Assim como, protocolos e memorandos de cooperação no domínio das pescas, transportes, técnico-militar, finanças públicas, recursos hídricos, entre outros.

Os dois países também acordaram realizar a 3.ª Cimeira Bilateral em Portugal, em 2015.

CSR // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.