Serviço Nacional de Saúde teve prejuízo de 1,6 mil milhões de euros em 2013

Serviço Nacional de Saúde teve prejuízo de 1,6 mil milhões de euros em 2013
| Economia
Porto Canal

A dívida total do Serviço Nacional de Saúde no final de 2013 era de 1,6 mil milhões de euros, enquanto a dívida vencida (a mais de 90 dias) ascendia a 620 milhões de euros, segundo o Ministério da Saúde.

Os dados foram revelados hoje pelo secretário de Estado Manuel Teixeira, em resposta ao deputado do Bloco de Esquerda João Semedo, que quis saber os valores da dívida.

O governante salientou a melhoria das contas, comparativamente ao ano anterior, em que o SNS terminou com uma dívida total de 3,2 mil milhões de euros e 1,8 mil milhões de dívida vencida.

Relativamente ao desequilíbrio financeiro, Manuel Teixeira destacou a passagem de 833 milhões de euros para 112 milhões de euros, o que traduz uma "melhoria de mais de 700 milhões".

Questionado no final da comissão pelos jornalistas sobre os cortes para 2015, o ministro Paulo Macedo respondeu que ainda não estão definidos, mas garantiu que "a diferenciação positiva" que tem marcado a área da saúde vai continuar.

"Ainda não há valores delimitados. O DEO [Documento de Estratégia Orçamental] será anunciado nas próximas semanas", altura em que serão conhecidos os novos cortes, disse Paulo Macedo.

No entanto o ministro sublinhou que "a saúde tem sido diferenciada positivamente e deve continuar a ser", justificando-o com a "importância de manter o SNS a funcionar".

Entre o que foi feito neste âmbito, o ministro destacou o "pagamento de mais de dois mil milhões de euros para regularizar dividas, o aumento de capitais concretos dos hospitais e o recrutamento de todos os médicos disponíveis para medicina geral e familiar".

"Este é um esforço que temos que continuar a fazer", concluiu.

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.