Ex-patrão chinês da EDP considera a sua saída "um passo normal"

| Economia
Porto Canal / Agências

Pequim, 26 mar (Lusa) - Cao Guangjing, ex-presidente da China Three Gorges, o maior acionista da EDP, considerou hoje "um passo normal" a sua saída da empresa e negou que a mudança esteja relacionada com uma recente investigação feita àquela companhia estatal chinesa.

"A mudança de quadros entre grandes empresas estatais e instituições governamentais é um fenómeno muito comum na China", disse Cao Guangjing à agência Lusa em Pequim.

"É um passo normal na carreira dos quadros dirigentes chineses", acrescentou.

Nas primeira declaração pública após o anuncio da sua saída da presidência da China Three Gorges (CTG),

Cao Guangjing realçou que "a China é diferente dos países ocidentais".

"O governo desempenha um papel muito importante na sociedade", afirmou.

Cao Guangjing, 50 anos, membro do suplente do Comité Central do Partido Comunista Chines (PCC), vai assumir na próxima semana o cargo de vice-governador da província de Hubei, no centro da China.

Lu Chun, outro quadro ligado à construção e gestão da Barragem das Três Gargantas do rio Yangtze, é o novo presidente da CTG.

AC // VC

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas notícias para o crédito à habitação. Taxas Euribor com novas atualizações

Com as alterações desta terça-feira, a Euribor a três meses, que recuou para 3,882%, permanece acima da taxa a seis meses (3,844%) e da taxa a 12 meses (3,718%).

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.