Covid-19: Idosos de lar de Vila Real transferidos hoje para hospitais militares de Braga e Porto

Covid-19: Idosos de lar de Vila Real transferidos hoje para hospitais militares de Braga e Porto
| Norte
Porto Canal com Lusa

Os idosos do Lar da Nossa Senhora das Dores, em Vila Real, começam esta manhã a ser transferidos para unidades hospitalares do Porto e Braga, após a deteção de 20 casos de infeção com o vírus da Covid-19.

"É uma operação que envolve três ministérios, o da Defesa, Segurança Social e da Saúde, que envolve 21 corporações, 30 ambulâncias, um autocarro e 64 utentes", afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos.

Pelas 09:00, um autocarro estacionou junto à Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), localizada no centro da cidade, onde serão transportados os utentes não infetados para o hospital militar de Braga, que está entregue à Cruz Vermelha Portuguesa.

Os restantes 11 idosos, testados positivos para covid-19, vão ser encaminhados para o hospital militar do Porto.

Há já dois outros utentes internados no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.

"Foi a solução possível, a solução que julgo que garantirá que os utentes ficam bem, bem acompanhados, bem tratados, monitorizados. Cada dia é uma batalha de uma guerra contra a covid-19", afirmou o autarca.

A evacuação do lar irá ser feita ao longo do dia.

"Estamos a falar de doentes alguns deles acamados, estamos a falar de doentes alguns que têm covid-19, estamos a falar de pessoas que precisam de todo o cuidado para que não corram qualquer risco neste processo", salientou.

Todos os operacionais envolvidos na operação estarão devidamente equipados com os fatos de proteção.

Segunda a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, para este processo foram mobilizados 60 operacionais e 38 viaturas.

A Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Marão e Douro Norte determinou na terça-feira o isolamento de todos os casos positivos detetados neste lar, designadamente 13 utentes e sete funcionários.

Determinou ainda o isolamento profilático dos restantes 59 utentes e 50 profissionais, incluindo um funcionário que aguarda resultado do teste que foi realizado pelo INEM.

Segundo Rui Santos, só foram testados os que apresentavam sintomatologia e estiveram em contacto com o primeiro caso positivo, que foi detetado no domingo.

Precisamente por causa da cadeia de contacto identificada no Lar da Nossa Senhora das Dores, o município acionou na terça-feira o plano de emergência municipal.

A autarquia explicou que esta ativação decorre essencialmente da "necessidade de aprofundar a articulação entre as várias entidades com um papel na pandemia de covid-19 e de centralizar a informação sobre todas as questões relacionadas com o combate".

O autarca disse à Lusa que o plano municipal de emergência vai-se manter ativo, "sempre à espera de que possam surgir problemas a que seja necessário socorrer e resolver".

Em Portugal, há 33 mortes, mais 10 do que na véspera, e 2.362 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que regista 302 novos casos em relação a segunda-feira (mais 14,7%).

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.