Covid-19: Autarca de Vila Real exige laboratório de diagnóstico na região

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Real, 24 mar 2020 (Lusa) -- O presidente da Câmara de Vila Real considerou hoje "inconcebível" que a região transmontana tenha sido excluída da rede de laboratórios para o diagnóstico da covid-19 e exigiu uma revisão da medida que inclua o centro hospitalar.

"O nosso Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) não está na lista de laboratórios que poderão realizar a testagem para a covid-19. Fomos ainda informados de que esta situação não faz sentido, uma vez que o Hospital já tinha o número de casos suficientes para ser validado", afirmou Rui Santos.

O autarca exigiu "ao poder central a revisão imediata desta situação, no sentido do hospital poder realizar os referidos testes".

"Vila Real não é Lisboa ou Porto, com um hospital em cada esquina. O CHTMAD é a única unidade de saúde preparada para nos acudir. Está em causa a saúde de todos nós", frisou numa carta remetida hoje ao primeiro-ministro, António Costa, e à ministra da Saúde, Marta Temido.

Na área da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, os laboratórios com capacidade para diagnóstico da covid-19 estão localizados no Porto, Gaia, Matosinhos, Braga e Guimarães.

Na carta, o autarca referiu que, como consequência desta decisão da Direção-Geral da Saúde (DGS), o "Nordeste Transmontano fica numa situação muitíssimo alarmante, nomeadamente quando se verifica um aumento significativo de contágios".

Hoje foram confirmados 20 casos positivos de covid-19 num lar de idosos localizado no centro da cidade de Vila Real, designadamente 13 utentes e sete funcionários.

"Ao não ser possível realizar testes localmente, a nossa população vai passar a ter um atraso inaceitável no recebimento dos resultados dos testes, pois estes terão que ser enviados para o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA)", referiu o presidente na missiva.

E continuou: "para que fique claro, a diferença é entre receber o resultado em 24 horas (hoje) e passar a recebê-lo num prazo mínimo de 72 horas e isto se o INSA não estiver assoberbado com o número de casos a analisar".

"A consequência óbvia deste atraso de três dias é que, durante esse tempo, o caso suspeito pode infetar os profissionais de saúde, a família e a população em geral", frisou.

Fica também claro, para Rui Santos, que "o Nordeste Transmontano não vai ter direito a ser testado de forma mais generalizada, apenas se testando casos sintomáticos".

"A cadeia de contaminação agora detetada no Lar de Nossa Senhora das Dores, em Vila Real, encarregar-se-á de demonstrar o desacerto dessa medida", sustentou.

O autarca apontou ainda o regresso dos emigrantes ao território.

Na sua opinião, "esta situação vai seguramente acelerar o número de casos na região, já que as forças policiais no terreno são escassas para impor o isolamento decretado" e "sem laboratório de testes no Nordeste Transmontano, esta situação poderá vir a resultar numa verdadeira calamidade".

O município acionou hoje o plano de emergência municipal, justificando com o "aumento significativo do número de infetados no concelho de Vila Real, provenientes de uma cadeia de contacto identificada e em fase de controlo no Lar da Nossa Senhora das Dores".

A autarquia explicou que o acionamento deste plano em nada interfere com as medidas restritivas aprovadas e implementadas pelo governo, nem altera as recomendações da DGS.

A ativação decorre essencialmente da "necessidade de aprofundar a articulação entre as várias entidades com um papel na pandemia de covid-19 e de centralizar a informação sobre todas as questões relacionadas com o combate".

Após validação da secretária de Estado da Administração Interna, também o plano distrital de emergência e proteção civil de Vila Real foi hoje ativado.

Segundo a DGS, Portugal tem 33 mortes associadas ao vírus que provoca a covid-19 e 2.362 pessoas infetadas.

PLI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.