Covid-19: Medidas de controlo no Kosovo bloqueadas por confronto entre Governo e PR

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Belgrado, 24 mar 2020 (Lusa) -- As medidas contra a expansão do coronavírus no Kosovo estão a ser bloqueadas pelo confronto e contradições entre o Governo e o chefe de Estado, Hashim Thaci, numa altura em que o número de casos subiu hoje 75%, para 61.

Thaci anunciou hoje que vai solicitar ao Tribunal Constitucional que anule a ordem do Governo para restringir a liberdade de movimentos, por entender que essa medida só poderá ser aplicada se o estado de emergência estiver em vigor.

O Presidente do país entende que essa medida causou "pânico e incerteza" e fez com que muitas pessoas corressem para as lojas para se abastecerem e esvaziarem as prateleiras, aumentando o risco de contágio.

Ao mesmo tempo, o primeiro-ministro, o ultra-nacionalista Albin Kurti, recusa-se a decretar o estado de emergência que Thaci exige, considerando que seria uma medida extrema e desnecessária, já que o Governo garante que a situação está sob controle.

A divisão de opiniões está a afetar inclusivamente a coligação do Governo e levou Kurti a afastar o ministro do Interior por alinhar com Thaci.

O Kosovo tem atualmente 61 casos confirmados de pessoas infetadas com o coronovírus que provoca a doença covid-19, mais 26 do que na segunda-feira.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 386 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 17.000.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu é aquele onde está a surgir atualmente o maior número de casos, e a Itália é o país do mundo com mais vítimas mortais, com 6.077 mortos em 63.927 casos. Segundo as autoridades italianas, 7.024 dos infetados já estão curados.

A China, sem contar com os territórios de Hong Kong e Macau, onde a epidemia surgiu no final de dezembro, conta com mais de 81.000 casos, tendo sido registados 3.277 mortes.

Nas últimas 24 horas a China reportou 78 novos casos, sendo quatro de contágio local e os restantes importados.

As 74 infeções importadas do exterior levantam receios de nova onda de contágio. Depois de cinco dias sem novas infeções locais, foi reportado um novo caso local, em Wuhan.

Os países mais afetados a seguir à Itália e à China são a Espanha, com 2.696 mortos em 39.673 infeções, o Irão, com 1.934 mortes num total de 24.811 casos, a França, com 860 mortes (19.856 casos), e os Estados Unidos, com 499 mortes (41.511 casos).

Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

PMC // FPA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.