Quadro de Malhoa de 1919 vendido por 80 mil euros

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 mar (Lusa) -- O quadro de José Malhoa, "Barraca de praia com figuras", datado de 1919, foi rematado por 80 mil euros, no leilão realizado no ínício da semana, segunda e terça-feira, em Lisboa, anunciou hoje a leiloeira.

O óleo sobre tela colada em madeira, com as dimensões 25x33 centímetros, de José Malhoa, tinha um valor de licitação previsto entre os 60 mil e os 90 mil euros.

Outro lote rematado acima dos 50 mil euros foi um contador Namban, de madeira integralmente revestida a laca negra, decoração com incrustações de madrepérola e pinturas a ouro, ferragens em cobre gravado com restos de dourado, do período Momoyama (1573-1615). O contador foi rematado por 52 mil euros, um valor muito acima do da licitação prevista, que oscilava entre os 25 mil e os 37,5 mil euros.

Foram ainda rematados um óleo sobre tela de Carlos Botelho, por 45 mil euros, e um óleo sobre tela colada em madeira, de João Vaz, por 28 mil.

O óleo de Botelho, "Vista de Lisboa -- Costa do Castelo com Palácio Vila Flor", datado de 1944, com a dimensão de 83X79,5 centímetros, tinha um valor de licitação entre os 45 mil e os 67,5 mil euros, enquanto o óleo de João Vaz (1859-1931), "Marinha -- Barcos e figuras junto ao cais", sem data, com a dimensão de 34X56 centímetros, foi à praça com uma valor entre os 35 mil e os 52,5 mil euros.

Entre os lotes rematados, a Cabral Moncada Leilões destacou também um par de brincos em ouro, cravejados com dois diamantes em talhe antigo "pera" e quatro outros também em talhe antigo, de produção portuguesa do século XIX. Este par de brincos foi à praça com um valor entre os 20 mil e os 30 mil euros, tendo sido rematado por 28 mil euros.

Outros lotes rematados foi um defumador em metal cloisonné, do século XVIII, por 25 mil euros, e um colar em prata e ouro, cravejado com crisólitas, de fabrico português de finais do século XVIII, por 21 mil euros.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.