Viseu quer reforçar posicionamento no roteiro dos destinos acessíveis

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 26 mar (Lusa) -- O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques (PSD), garantiu hoje que vai apostar no reforço do posicionamento da cidade enquanto destino acessível, dando aos visitantes mais e melhores opções de mobilidade.

Ao intervir hoje na conferência "Turismo acessível", Almeida Henriques referiu que "Viseu tem preocupações de inclusão, tem soluções para a inclusão, tem uma política municipal sensível e tem, por isso, um potencial de afirmação neste segmento turístico".

"É uma oportunidade que temos e que queremos trabalhar, frisou.

Neste âmbito, uma das apostas da autarquia passa pela "melhoria da acessibilidade de cidadãos com deficiência ao edificado da cidade e, em especial, no centro histórico, no quadro do processo de regeneração urbana" que está a ser desenvolvido.

"É um desafio muito complexo, mas é um desafio que temos de vencer", afirmou, lembrando o esforço feito nos últimos anos em vários espaços públicos.

Almeida Henriques prometeu também apostar na "melhoria da mobilidade verde na cidade, através da criação de vias cicláveis que liguem pontos importantes de residência ou atividade, nomeadamente de ensino", ao centro histórico.

O autarca disse estar em fase de adjudicação a ligação da ecopista do Dão à radial de Santiago e ao seu parque urbano, admitindo ter expectativas de que esta zona venha futuramente a ser ligada ao Fontelo.

"É preciso potenciar a mobilidade por bicicleta no coração do centro urbano", defendeu.

Segundo o presidente da Câmara, outra aposta é "a melhoria de acesso à informação no espaço público e no espaço digital, assim como de participação dos cidadãos e dos visitantes".

Viseu "procura hoje concretizar o seu potencial turístico" e tal deve passar por "uma estratégia de diferenciação" que tenha em conta a identidade cultural e "o padrão elevado de qualidade de vida que a cidade oferece".

"A acessibilidade e a inclusão de Viseu são desses fatores de identidade e qualidade de vida", considerou.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.