UE discute importação de gás com EUA na próxima semana - Durão Barroso

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 26 mar (Lusa) -- O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, anunciou hoje uma reunião entre responsáveis da União Europeia e dos Estados Unidos para discutir a importação de gás, de modo a reduzir a dependência em relação à Rússia.

"As nossas equipas vão reunir-se, a nível ministerial, na próxima semana para discutir algumas questões relacionadas com a cooperação energética entre a UE e os EUA", disse José Manuel Durão Barroso, no final da cimeira entre os dois blocos.

Os chefes da diplomacia respetivos -- John Kerry (EUA) e Catherine Ashton (UE) -- chefiam as delegações, adiantou.

"Temos que resolver alguns dos nossos problemas", adiantou, exemplificando com as ligações que necessitam de ser melhoradas.

"Temos que fazer o trabalho de casa", disse ainda Durão Barroso, considerando que a decisão dos EUA de comercializar gás de xisto é uma "boa notícia".

Por seu lado, Barack Obama salientou que, no atual contexto geoestratégico, "todas as fontes de energia têm os seus inconvenientes e desvantagens", acrescentando considerar "útil" que a Europa olhe para os EUA como uma possível fonte energética.

A importação de gás natural liquefeito (GNL) a partir dos EUA é uma das apostas da UE para diversificar as fontes de importação, aumentando assim a segurança energética, dado que a Rússia fornece um terço das necessidades da UE.

Bruxelas acolheu hoje uma cimeira entre a UE e os EUA, tendo sido a primeira vez que o Presidente norte-americano, Barack Obama, se deslocou à "sede" das instituições comunitárias desde que se encontra na Casa Branca.

A cimeira de hoje, que juntou à mesa Durão Barroso e o presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, do lado europeu, e Barack Obama, foi marcada por uma forte convergência de posições, motivada pela crise na Ucrânia, depois de alguma turbulência na relação transatlântica.

No que respeita à política energética, os líderes da UE reconheceram na sexta-feira a prioridade de concluir o mercado interno da energia este ano e em desenvolver as interconexões de gás e eletricidade em 2015, nomeadamente entre a Península Ibérica e o resto da Europa, o que Durão Barroso considerou então ser "do maior interesse para Portugal".

IG/ACC/ATF // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.