Info

Plataforma digital agiliza negócios internacionais associados a município da Feira

| Norte
Fonte: Agência Lusa

Santa Maria da Feira, 26 mar (lusa) - A Câmara de Santa Maria da Feira lança no fim deste mês a Business Network "BizFeira", uma plataforma digital de utilização gratuita que se propõe facilitar negócios entre milhares de empresários feirenses ativos pelo mundo, disse hoje fonte autárquica.

Disponível em www.bizfeira.com já no início de abril, a plataforma arrancará os contactos e catálogos de produto de cerca de 200 empresas de diferentes setores de atividade e, até final de 2014, deverão estar inscritas na rede mais de 500 firmas, sempre com "algum tipo de ligação" ao município.

"Este projeto visa rentabilizar o potencial da nossa diáspora, considerando que, só em França, há 55.000 empresas cuja propriedade ou gestão é de portugueses", defendeu hoje o presidente da Câmara da Feira, Emídio Sousa.

O principal objetivo do BizFeira é facilitar o diálogo entre as empresas com atividade no concelho e os empresários feirenses que trabalham noutros países, mas o autarca admite que, embora a Câmara vá usar de "algum cuidado" na aprovação individual dos registos, para evitar abusos ou ilegalidades, "o conceito de 'feirense' será muito lato".

"[Nas empresas registadas] o que interessa é que haja algum tipo de ligação à Feira", explica Emídio Sousa. "Não vamos fechar o acesso a nenhuma empresa da região e acredito que a plataforma vai ganhar uma dinâmica regional", acrescenta.

Enquadrado no plano estratégico local para o desenvolvimento económico e para a promoção do emprego, o projeto surge na sequência de duas outras medidas com que a Câmara pretende baixar a taxa de desemprego municipal, que, atualmente, se situa em cerca de 14%.

Uma das medidas já adotadas nesse sentido foi a isenção de taxas urbanísticas para empresas da Feira que desejem legalizar ou ampliar as suas instalações, o que o autarca garante que, em alguns casos, permitirá a essas unidades uma poupança na ordem das "dezenas de milhares de euros".

Outra medida complementar foi a "via verde" que proporciona atendimento personalizado e prioritário a qualquer candidato a investidor no concelho, garantindo-lhe ainda o acompanhamento de todo o respetivo processo de instalação pelos serviços técnicos da autarquia.

Ainda no âmbito do desenvolvimento económico, Emídio Sousa anuncia também a continuidade do programa de missões empresariais a potenciais novos mercados externos e um reforço da oferta educativa e formativa local, para que essa se torne mais adequada às concretas necessidades de mão-de-obra do município.

O lançamento da Business Network BizFeira realiza-se na próxima segunda-feira no Europarque, às 17:00, e deverá contar, segundo a autarquia, com a presença do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

AYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

DECO explica que passageiros que são reencaminhados do Alfa Pendular para um comboio urbano podem pedir indemnização

Quem viaja de Alfa Pendular entre Lisboa e Braga tem que mudar para um comboio urbano na estação de Campanhã, no Porto. A situação arrasta-se há vários meses e causa indignação nos passageiros sendo que muitos não conseguem mudar de comboio a tempo de prosseguir viagem. A DECO explicou ao Porto Canal quais as opções que as pessoas em causa têm para contestar este serviço.

Acidente com trator provoca um morto na Póvoa de Lanhoso

Um homem morreu este sábado na sequência de um acidente com um trator na localidade de Sobradelo da Goma, concelho da Póvoa de Lanhoso, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Braga.

O que mudou na cidade do Porto com a construção do Estádio do Dragão?

A cidade do Porto mudou muito depois da construção do Estádio do Dragão. O estádio faz a ponte com a zona oriental da 'invicta' e criou novas acessibilidades.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.