Plataforma digital agiliza negócios internacionais associados a município da Feira

| Norte
Porto Canal / Agências

Santa Maria da Feira, 26 mar (lusa) - A Câmara de Santa Maria da Feira lança no fim deste mês a Business Network "BizFeira", uma plataforma digital de utilização gratuita que se propõe facilitar negócios entre milhares de empresários feirenses ativos pelo mundo, disse hoje fonte autárquica.

Disponível em www.bizfeira.com já no início de abril, a plataforma arrancará os contactos e catálogos de produto de cerca de 200 empresas de diferentes setores de atividade e, até final de 2014, deverão estar inscritas na rede mais de 500 firmas, sempre com "algum tipo de ligação" ao município.

"Este projeto visa rentabilizar o potencial da nossa diáspora, considerando que, só em França, há 55.000 empresas cuja propriedade ou gestão é de portugueses", defendeu hoje o presidente da Câmara da Feira, Emídio Sousa.

O principal objetivo do BizFeira é facilitar o diálogo entre as empresas com atividade no concelho e os empresários feirenses que trabalham noutros países, mas o autarca admite que, embora a Câmara vá usar de "algum cuidado" na aprovação individual dos registos, para evitar abusos ou ilegalidades, "o conceito de 'feirense' será muito lato".

"[Nas empresas registadas] o que interessa é que haja algum tipo de ligação à Feira", explica Emídio Sousa. "Não vamos fechar o acesso a nenhuma empresa da região e acredito que a plataforma vai ganhar uma dinâmica regional", acrescenta.

Enquadrado no plano estratégico local para o desenvolvimento económico e para a promoção do emprego, o projeto surge na sequência de duas outras medidas com que a Câmara pretende baixar a taxa de desemprego municipal, que, atualmente, se situa em cerca de 14%.

Uma das medidas já adotadas nesse sentido foi a isenção de taxas urbanísticas para empresas da Feira que desejem legalizar ou ampliar as suas instalações, o que o autarca garante que, em alguns casos, permitirá a essas unidades uma poupança na ordem das "dezenas de milhares de euros".

Outra medida complementar foi a "via verde" que proporciona atendimento personalizado e prioritário a qualquer candidato a investidor no concelho, garantindo-lhe ainda o acompanhamento de todo o respetivo processo de instalação pelos serviços técnicos da autarquia.

Ainda no âmbito do desenvolvimento económico, Emídio Sousa anuncia também a continuidade do programa de missões empresariais a potenciais novos mercados externos e um reforço da oferta educativa e formativa local, para que essa se torne mais adequada às concretas necessidades de mão-de-obra do município.

O lançamento da Business Network BizFeira realiza-se na próxima segunda-feira no Europarque, às 17:00, e deverá contar, segundo a autarquia, com a presença do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

AYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.