Covid-19: Covilhã cria linhas de apoio para grupos de risco

| País
Porto Canal com Lusa

Covilhã, Castelo Branco, 24 mar 2020 (Lusa) - A Câmara da Covilhã criou duas linhas de apoio destinadas a idosos, pessoas de risco e crianças com necessidades especiais para atenuar situações de eventual isolamento criadas pela pandemia da Covid-19, anunciou hoje aquela autarquia do distrito de Castelo Branco.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, este município presidido por Vítor Pereira explica que foi criada uma linha de apoio de Psicologia Clínica e de Saúde, que está disponível através do contacto telefónico 275 330 645, e que "visa constituir uma primeira resposta em termos de acompanhamento e psicoterapia a idosos e pessoas em risco, relativamente a problemáticas de natureza pessoal e interpessoal, nomeadamente perturbações de ansiedade e de humor num momento de crise".

Segundo o referido, esta linha estará a cargo de Juliana Bastos de Oliveira, mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, inscrita na Ordem dos Psicólogos Portugueses, que se disponibilizou para "colaborar de forma voluntária com o município neste importante instrumento de ajuda".

Foi igualmente criada a linha de apoio Terapia Ocupacional (275 330 644), que se destina "a crianças com necessidades específicas, com o objetivo essencial de prevenir e/ou compensar incapacidades/disfunções físicas, mentais ou outras, sujeitas a agravamentos derivados da elevada inatividade e do isolamento social".

No atendimento a esta linha estará Inês Pereira, terapeuta Ocupacional atualmente a exercer funções no Espaço dos Sentidos na Biblioteca Municipal, pós-graduada em Integração Sensorial e mestranda em Terapia Ocupacional - Saúde Mental.

Ambas as linhas de apoio estão disponíveis das 09:00 às 18:00, todos os dias úteis.

Citado na nota de imprensa, o presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, refere que a criação destas linhas tem como propósito "atenuar os efeitos do isolamento social que o combate a esta pandemia obriga a manter".

O autarca identifica os idosos e as crianças com necessidades específicas, bem como as suas famílias, como "principais destinatários destas linhas, que poderão ser um importante instrumento para aumentar a qualidade de vida dos principais grupos de risco neste momento tão difícil".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19,já infetou mais de 345 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 15.100 morreram.

Em Portugal, há 23 mortes e 2.060 infeções confirmadas, segundo o balanço feito na segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde.

Dos infetados, 201 estão internados, 47 dos quais em unidades de cuidados intensivos.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou no dia 17 o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

CYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

Fernando Araújo apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS). 

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.