Inverno passado foi o segundo mais quente desde 1931

Inverno passado foi o segundo mais quente desde 1931
| País
Porto Canal com Lusa

O inverno passado, que terminou na última sexta-feira, foi o segundo mais quente desde 1931 e classificado como "extremamente quente e seco" em Portugal continental, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No Boletim Climatológico Sazonal, hoje divulgado sobre o inverno 2019/2020, o IPMA diz que mais quente do que este inverno só o de 1990 e que as temperaturas máximas (em média) bateram recordes, nomeadamente em fevereiro, o mais quente de sempre.

O valor médio da temperatura média foi de 11.º celsius, superior ao normal em mais 1,47 graus, diz o IPMA, que regista também valores acima do normal quer nas temperaturas máximas quer nas mínimas.

Na temperatura máxima registou-se uma média para o inverno de 15,67º celsius, o valor mais alto desde 1931 e superior em 1,92º celsius ao valor normal (1971-2000).

E na temperatura mínima, com uma média de 6,33º celsius, o aumento em relação ao normal foi de 1,01º celsius, o terceiro valor mais alto desde 2000.

Em relação à precipitação os valores também foram menos do que a média para os meses de dezembro a fevereiro, apenas 78% do valor médio. "Valores da quantidade de precipitação inferiores aos deste inverno ocorreram em cerca de 40% dos anos, desde 1931", segundo o Boletim.

O IPMA destaca ainda que o inverno que agora terminou foi de recordes e de valores acima do normal.

O mês de dezembro foi o terceiro mais quente desde 1931, tendo sido ultrapassados nalguns locais a sul do país os anteriores máximos de temperatura para dezembro, e fevereiro foi o mês mais quente desde 1931, com temperaturas máximas nunca antes registadas (desde 1931).

E na precipitação o inverno foi também atípico. Se por um lado a chuva intensa em dezembro quando das tempestades Daniel, Elsa e Fabien trouxe valores recorde para a Guarda, a seca afetou as regiões do baixo Alentejo e Algarve, onde choveu menos de metade do que seria normal.

"O menor valor da quantidade de precipitação ocorreu em Faro,78.7mm, e o maior em Cabril, 904.9mm; a percentagem da quantidade de precipitação total, em relação aos valores médios, variou entre 32% em Faro e 172% em Guarda", diz o documento do IPMA.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.