Câmara de Braga aprova indemnização de 3 milhões de euros aos funcionários por "trabalho a mais"

Câmara de Braga aprova indemnização de 3 milhões de euros aos funcionários por "trabalho a mais"
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara de Braga aprovou hoje um acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local para o pagamento de um total de três milhões de euros aos funcionários que entre 2014 e 2016 cumpriram 40 horas semanais.

Os vereadores do PS manifestaram "satisfação" pelo acordo mas abstiveram-se, sobretudo por não contemplar o pagamento de juros de mora.

"É a reposição de um direito, mas a maioria não pode vir agora tentar sacudir a água do capote, escudando-se num alegado erro dos serviços. A responsabilidade é sempre, em última instância, de quem governa a Câmara", referiu o socialista Artur Feio.

Já o vereador da CDU, Carlos Almeida, votou a favor, por considerar que se trata de "fazer justiça" aos trabalhadores que durante quase três anos cumpriram 40 horas semanais, em vez de 35.

"Os sindicatos e a CDU alertaram, em devido tempo, que era obrigatório ouvir os trabalhadores sobre a questão, mas a maioria fez ouvidos moucos, não quis perceber que estava a atropelar a lei e o resultado está à vista", referiu o vereador comunista.

O presidente da Câmara, Ricardo Rio, eleito pela coligação PSD/CDS/PPM, disse esperar que o acordo signifique uma nova fase no relacionamento institucional entre o município e o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL).

Rio já tinha dito que o tribunal que decretou a nulidade do decreto que impunha as 40 horas "não pôs em causa a legitimidade da Câmara para aplicar" esse horário.

"A nulidade teve por base questões formais, já que o sindicato deveria ter sido consultado sobre o horário, para emitir um parecer não vinculativo, e não o foi, por falha dos serviços", referiu Ricardo Rio.

Em causa está um despacho de janeiro de 2014 em que Ricardo Rio determinava o cumprimento de um horário de trabalho de 40 horas semanais.

Alegando a falta de consulta aos trabalhadores e às suas estruturas representativas, o STAL recorreu para tribunal, que acabou por decretar a nulidade do despacho.

Face a essa decisão, o STAL exigiu o pagamento das horas que os funcionários trabalharam a mais, entre 01 de janeiro de 2014 e 30 de junho de 2016.

O acordo hoje aprovado em reunião do executivo prevê o pagamento em três prestações, até 2022.

Os trabalhadores podem optar por receber dinheiro ou pelo gozo de dias de descanso compensatório equivalente ao trabalho suplementar realizado.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.