Covid-19: Hospital de Gaia pede batas e máscaras, comunidade adere e soma bolos e fruta

Covid-19: Hospital de Gaia pede batas e máscaras, comunidade adere e soma bolos e fruta
| Norte
Porto Canal com Lusa

Vários profissionais do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) recorreram às redes sociais para pedir máscaras, batas e viseiras, materiais que começam a chegar a par de tabuleiros de bolos, cabazes de fruta ou paletes de sumos.

O apelo, traduzido num vídeo de pouco mais de um minuto, começa com a imagem de uma ambulância e o texto vai passando de boca em boca entre médicos, enfermeiros e auxiliares de ação médica, deixando o exterior do hospital até chegar às salas de cirurgia.

Garantem: "Estamos todos motivados para vos ajudar nesta luta contra esta pandemia. Mas para isso precisamos que nos protejam". E por isso pedem: "Doações de máscaras, batas, fatos completos, ósculos e viseiras". Porque, acrescentam, "se os soldados da linha da frente" não estiverem protegidos "vamos cair todos".

"Precisamos da ajuda de cada um de vocês. Doe o que puder. E por favor fique em casa. Agradecemos o vosso apoio! Obrigado por acreditarem em nós? Prometemos dar o nosso melhor! E? Fique em casa!" - termina o vídeo que está a ser partilhado por profissionais de saúde, comunidade e foi publicado na página de Facebook do conselho de administração do CHVNG/E.

Rafaela Veríssimo, médica de medicina interna, foi uma das profissionais de saúde de Gaia, distrito do Porto, que promoveu a ideia a par de colegas de especialidades como ortopedia ou anestesia.

Em declarações à agência Lusa, contou que as doações espontâneas de materiais de proteção individual começam a surgir e que a iniciativa está conciliada com o conselho de administração do CHVNG/E, fala em "défice grande de material" e da necessidade de "explicar à população que os profissionais de saúde pedem ajuda porque precisam de condições para continuarem a ajudar os doentes em segurança".

"E já sentimos que a mensagem está a passar. Soube que várias fábricas estão a tentar redirecionar a sua produção para fazerem batas e máscaras, entre outros materiais. Já recebemos doações de luvas e a comunidade tem dado mostras de solidariedade incríveis", disse a médica à Lusa.

Comovida, Rafaela Veríssimo contou que uma grande cadeia internacional de comida rápida está a oferecer refeições aos profissionais de Gaia e que têm chegado ao hospital cabazes de fruta, tabuleiros de bolos, sacos de pão, bem como paletes de água e sumos, entre outros bens alimentares.

"As pessoas procuram dar-nos conforto para continuarmos esta luta, para continuarmos a atender os doentes e a tratá-los", descreveu.

Já questionado pela Lusa, o conselho de administração do CHVNG/E apontou, sem adiantar números sobre o 'stock' existente nem estimativas sobre necessidades futuras, que "este pedido é essencialmente uma forma de antecipar as dificuldades que se avizinham, dada a fraca resposta dos mercados".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 341 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 15.100 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu é aquele onde está a surgir atualmente o maior número de casos, com a Itália a ser o país do mundo com maior número de vítimas mortais, com 5.476 mortos em 59.138 casos. Segundo as autoridades italianas, 7.024 dos infetados já estão curados.

Em Portugal, há 23 mortes e 2.060 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral de Saúde.

Dos infetados, 201 estão internados, 47 dos quais em unidades de cuidados intensivos.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou na terça-feira o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

+ notícias: Norte

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.