Reserva Federal anuncia compra de títulos do Tesouro dos EUA sem limites

| Economia
Porto Canal com Lusa

Washington, 23 mar 2020 (Lusa) - A Reserva Federal norte-americana (Fed) anunciou hoje que vai adquirir de forma ilimitada títulos do Tesouro e títulos apoiados por hipotecas para apoiar os mercados financeiros em resposta à crise causada pela pandemia de covid-19.

O banco central norte-americano indicou que vai comprar ativos "em quantias necessárias para manter um funcionamento normal dos mercados e uma execução efetiva da política monetária".

Anteriormente, a Reserva Federal tinha fixado um limite de 700.000 milhões de dólares para a compra de ativos, 500.000 milhões em títulos do Tesouro e 200.000 milhões em títulos hipotecários.

A Fed anunciou também uma série de novos programas de empréstimos num montante de 300.000 milhões de dólares com o propósito de dar apoio às empresas e regiões mais afetadas pela paralisação de boa parte da economia norte-americana devido a esta crise.

Apesar de ter divulgado as medidas antes da abertura dos mercados norte-americanos, estes continuavam em queda, enquanto o dólar perdia terreno para outras moedas.

A Fed prometeu que fará tudo para ajudar os mercados a continuarem a funcionar e lançou um novo programa de 300 mil milhões de dólares para ajudas destinadas a "apoiar o fluxo de crédito para empregadores, consumidores e empresas".

O banco central prometeu também "adotar em breve um programa de empréstimos para pequenas e médias empresas", que constituem o essencial do tecido económico norte-americano.

"Quando persistem grandes incertezas, tornou-se já evidente que a nossa economia enfrentará sérias dificuldades", indicou a Fed em comunicado, sublinhando que devem ser feitos "esforços significativos em relação aos setores público e privado para limitar a perda de empregos e de receitas e permitir depois desta crise uma recuperação rápida.

EO // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.