Covid-19: Misericórdia de Macau doa um milhão de máscaras às Misericórdias portuguesas

Covid-19: Misericórdia de Macau doa um milhão de máscaras às Misericórdias portuguesas
| País
Porto Canal com Lusa

A Santa Casa da Misericórdia de Macau vai doar um milhão de máscaras à União das Misericórdias Portuguesas (UMP), disse hoje à Lusa o presidente da instituição da região administrativa especial chinesa.

As máscaras devem chegar às Misericórdias portuguesas em meados de abril, explicou o provedor, António José de Freitas, dado o tempo necessário para assegurar o fabrico e o transporte do material até Portugal.

"É muito e é pouco: muito em termos de quantidade, um milhão, (...), mas é pouco face às necessidades que as Misericórdias estão a atravessar", salientou.

"Que eu saiba alguns lares estão infetados, há uma grande escassez de material, de equipamento de proteção individual, enfim, a situação é dramática", acrescentou.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Macau adiantou que está também a ser equacionado o envio para a UMP de "material médico, como é o caso de luvas ou gel desinfetante, que também há muita falta".

A Santa Casa da Misericórdia de Macau foi fundada em 1569 pelo bispo Belchior Carneiro e a sua história confunde-se com a do próprio território.

A instituição tem um orçamento superior a 70 milhões de patacas (8,2 milhões de euros), com uma despesa mensal em salários superior a três milhões de patacas (350 mil euros) e um subsídio governamental que "representa apenas cerca de 25%".

A obra social da Misericórdia em Macau abrange áreas como o apoio a deficientes, idosos e crianças e possui ainda uma loja social. A instituição presta apoio a quase 400 utentes, com os serviços a serem assegurados por mais de 180 trabalhadores.

+ notícias: País

Prazo para candidaturas de educadores e professores estendido até quinta-feira

O Ministério da Educação decidiu estender até quinta-feira o prazo para a submissão de candidaturas aos concursos para colocação de educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário das escolas públicas.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.