Pedro Passos Coelho recorda "figura singular" de Mário Coluna

| Política
Porto Canal / Agências

Maputo, 26 mar (Lusa) - O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, evocou hoje em Maputo o ex-futebolista Mário Esteves Coluna, falecido em fevereiro na capital moçambicana, como "uma figura singular" pela sua carreira e qualidades humanas extraordinárias, que dignificaram Moçambique e Portugal.

Passos Coelho elogiou as virtudes desportivas e humanas do ex-capitão do Benfica e da seleção portuguesa, durante um tributo que prestou ao "Monstro Sagrado", no Cemitério de Lhanguene, nos arredores de Maputo, onde o antigo futebolista foi sepultado.

"Mário Coluna é sem dúvida nenhuma um grande nome, não apenas do desporto aqui de Moçambique e do desporto português, mas do desporto mundial, por isso queria transmitir da parte do Governo português a minha homenagem à sua família e a todo o Estado moçambicano, pela figura singular que ele foi e pelas enormes saudades que nos deixou", afirmou o chefe do Governo português.

O primeiro-ministro realçou a carreira extraordinária de Mário Coluna e as suas qualidades humanas extraordinárias, apontando-as como traços distintivos do ex-jogador e que dignificaram Moçambique e Portugal.

"Cada homem é um ser autónomo, não há duas pessoas iguais, e todas nos merecem respeito, porque todas têm a sua dignidade, mas há realmente aqueles que se distinguem de todos os homens e o Mário Coluna é sem dúvida nenhuma um grande nome", enfatizou o primeiro-ministro português.

Pedro Passos Coelho chegou na noite de terça-feira a Maputo, onde hoje participa na II Cimeira Moçambique-Portugal.

O primeiro-ministro é acompanhado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, da Economia, António Pires de Lima, do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, e da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, e ainda pelos secretários de Estado das Finanças, Manuel Rodrigues, e dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Campos Ferreira.

PMA // HB

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.