Artista urbano francês inaugura na sexta-feira primeira exposição individual em Lisboa

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 mar (Lusa) -- O artista urbano francês Olivier Kosta-Théfaine inaugura na sexta-feira, na galeria Underdogs, a sua primeira exposição individual em Lisboa, cidade onde vai deixar a sua marca numa parede pública, com uma intervenção em azulejo.

A mostra "Ideal Standard" inclui, de acordo com o texto de apresentação, "pinturas em diferentes formatos que reproduzem pormenores de paredes com as quais [o artista] se cruzou nas suas observações diárias", bem como a interpretação de padrões "retirados de grades encontradas na paisagem da cidade".

Olivier Kosta-Théfaine é um artista autodidata com 'background de graffiti', cujo trabalho "explora a cultura e o desperdício de ambientes urbanos e suburbanos através de pintura, relevos, escultura e instalações".

A exposição incluirá também "volumes em betão bruto" que aqui são apresentados como "elementos escultóricos, pintados com motivos abstratos".

"Ideal Standard" é organizada pela plataforma Underdogs, que tem como responsáveis a francesa Pauline Foessel e o português Alexandre Farto, também conhecido como Vhils.

Este projeto cultural divide-se entre arte pública, com pinturas nas paredes da cidade, e exposições dentro de portas, no n.º 56 da rua Fernando Palha, espaço recuperado e transformado em galeria de arte, bem como a produção de edições artísticas limitadas.

Nesse âmbito, Olivier Kosta-Théfaine irá produzir uma peça "exclusiva numa edição limitada" e irá intervir numa parede de Lisboa.

De acordo com a organização da exposição, o artista irá fazer uma intervenção em azulejo, num local ainda a definir.

Através da Underdogs, Lisboa ficou com algumas paredes decoradas com trabalhos de artistas internacionais como a dupla ucraniana Interesni Kazki, o coletivo norte-americano Cyrcle, o italiano Pixelpancho, ou a dupla norte-americana How and Nosm.

"Ideal Standard" vai estar patente até 26 de abril.

Atualmente é possível ver em Lisboa, na exposição coletiva "Hors les Murs" (em português, Fora dos Muros), patente no Instituto Francês de Portugal, mais trabalhos de Olivier Kosta-Théfaine.

JRS // JLG

Lusa/fim

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.