Covid-19: Entidade para setor energético garante reserva para evitar falta de combustível

| Economia
Porto Canal com Lusa

Redação, 21 mar 2020 (Lusa) -- A Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE) assegurou hoje ter "reservas de segurança de petróleo e produtos petrolíferos" para assegurar o funcionamento do mercado perante uma "emergência energética", numa altura de crise devido à pandemia da covid-19.

Em comunicado hoje divulgado, o presidente do Conselho de Administração da ENSE, Filipe Meirinho, aponta que, apesar do estado de emergência que entra em vigor às 00:00 de domingo, "os postos de abastecimento de combustíveis são considerados estabelecimentos que fornecem bens essenciais para o funcionamento básico da sociedade, pelo que devem permanecer abertos ao público no horário que até aqui foi praticado".

"Nesse sentido, a ENSE vai continuar a assegurar uma monitorização contínua sobre a aplicação desta medida, mantendo a já habitual ligação e cooperação estreita com todos os operadores, numa altura em que o normal funcionamento do setor petrolífero nacional é um desígnio nacional", acrescenta o responsável.

Filipe Meirinho adianta, na nota, que a ENSE "continua a assegurar a existência dos 90 dias de reservas de segurança de petróleo e produtos petrolíferos, pelo que, num eventual cenário de emergência energética, esta entidade está pronta para desencadear as respostas consideradas adequadas para salvaguardar o normal fornecimento do mercado".

Apesar das restrições ao direito de circulação previstas no estado de emergência, declarado devido à pandemia de covid-19, os veículos particulares podem circular na via pública para realizar as atividades permitidas ou para reabastecimento em postos de combustível.

O novo coronavírus, classificado pela Organização Mundial de Saúde como pandemia, causou pelo menos 11.401 mortos em todo o mundo, depois de ter sido identificado pela primeira vez em dezembro de 2019.

Ao todo, já foram detetados mais de 271.660 casos de infeção em 164 países e territórios.

ANE (VAM) // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.