Quinze distritos sob avisos laranja e amarelo devido ao vento e agitação marítima

Quinze distritos sob avisos laranja e amarelo devido ao vento e agitação marítima
| País
Porto Canal

Todos os distritos do continente, à exceção de Portalegre, Santarém e Évora, estão hoje sob aviso laranja e amarelo devido ao vento e agitação marítima forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, até às 09:00 de hoje, passando depois a amarelo devido à previsão de ondas de noroeste com 5 a 5,5 metros, aumentando gradualmente de 5,5 a 6,5 metros.

Estes distritos vão estar depois, entre as 09:00 e as 18:00 de hoje, sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

O aviso laranja aplica-se numa situação meteorológica de risco moderado a elevado.

O IPMA colocou ainda os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Setúbal, Beja e Faro sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte de noroeste com rajadas da ordem dos 70 quilómetros por hora no litoral oeste e até 90 quilómetros por hora nas terras altas entre a 01:00 e as 12:00 de hoje.

O aviso amarelo implica risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos e dispersos, em especial nas regiões norte e cento e até ao final da tarde, que serão de neve acima de 800/1000 metros, vento fraco a moderado de noroeste, sendo moderado a forte no litoral oeste, e com rajadas da ordem dos 70 quilómetros por hora até ao início da manhã.

Nas terras altas, prevê-se vento moderado a forte de noroeste, sendo forte com rajadas até 90 quilómetros/hora até ao fim da manhã. Está também prevista uma pequena descida da temperatura mínima nas regiões norte e interior centro.

Em Lisboa e em Coimbra prevê-se uma temperatura máxima de 14 graus Celsius, no Porto, Braga, Bragança e Portalegre 13, Guarda oito, Viana do Castelo e Castelo Branco 15, Faro 19, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada 18, Santa Cruz das Flores 16 e Funchal vinte.

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".