Euro mantém-se abaixo de 1,07 dólares

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 20 mar 2020 (Lusa) - O euro continuou hoje a negociar abaixo de 1,07 dólares, apesar das medidas de governos e bancos centrais para aliviar a tensão nos mercados financeiros, situação que tem favorecido o dólar nos últimos dias.

Às 18:10 (hora de Lisboa), o euro negociava a 1,0667 dólares, quando na quinta-feira ao final da tarde seguia a 1,0691 dólares.

O Banco Central Europeu (BCE) fixou hoje a taxa cambial de referência do euro a 1,0707 dólares.

Nas últimas semanas, o dólar tem sido um ativo com uma forte procura em todo o mundo, segundo analistas do mercado de divisas.

Para facilitar o acesso a dólares, vários bancos centrais, incluindo a Reserva Federal (Fed) norte-americana, o Banco Central Europeu (BCE), o Banco do Japão e o Banco de Inglaterra, anunciaram hoje uma ação coordenada.

"Para melhorar a eficácia dos acordos de troca de divisas e fornecer financiamentos em dólares norte-americanos, estes bancos centrais concordaram em aumentar a frequência das operações com vencimento a sete dias de semanais para diárias", indicaram em comunicado o BCE, a Fed, o Banco do Japão, o Banco de Inglaterra, o Banco do Canadá e o Banco Nacional Suíço.

Esta ação coordenada destina-se, em particular, a "atenuar a tensão nos mercados mundiais de financiamento, contribuindo dessa forma para reduzir os efeitos da tensão na oferta de crédito às famílias e às empresas", segundo o comunicado.

Divisas................hoje..............quinta-feira

 

Euro/dólar............1,0667................. 1,0691

 

Euro/libra............0,91717................0,92044

 

Euro/iene.............118,38................. 117,91

 

Dólar/iene............110,97................. 110,34

EO // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.