Covid-19: Veleiro francês impedido de atracar em Viana do Castelo

| Norte
Porto Canal com Lusa

Viana do Castelo, 20 mar 2020 (Lusa) - Um veleiro de bandeira francesa, com um tripulante a bordo, não foi hoje autorizado a atracar e desembarcar em Viana do Castelo, devido à situação epidemiológica provocada pelo novo coronavírus, informou hoje a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Em comunicado, a AMN explicou que a interceção do veleiro, por elementos do comando da Polícia Marítima (PM) de Viana do Castelo, ocorreu hoje, às 12:15.

"Obtida informação sobre os locais onde aportou e navegou, e tendo sido consultada a autoridade de saúde local, não foi autorizado o desembarque, tendo o veleiro atracado exclusivamente para abastecer de água e combustível. Concluídas estas operações, o veleiro seguirá viagem", refere a nota.

A ação da PM decorre do controlo de pessoas nas fronteiras portuguesas, no âmbito da situação epidemiológica provocada pelo coronavírus.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 265 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 11.100 morreram.

Das pessoas infetadas, mais de 90.500 recuperaram da doença.

Depois de surgir na China, em dezembro de 2019, o surto espalhou-se já por 182 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 1.020, mais 235 do que na quinta-feira, e número de mortos no país subiu para seis.

Dos casos confirmados, 894 estão a recuperar em casa e 126 estão internados, 26 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

O boletim divulgado pela DGS assinalava 7.732 casos suspeitos até quinta-feira, dos quais 850 aguardavam resultado laboratorial.

ABC//LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.