Covid-19: Proteção Civil de Bragança pede controlo sanitário e exército nas fronteiras

Covid-19: Proteção Civil de Bragança pede controlo sanitário e exército nas fronteiras
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Comissão Distrital da Proteção Civil de Bragança quer que se faça o controlo sanitário nas fronteiras e que o exército ajude a reforçar a fiscalização, entre várias medidas decididas hoje numa reunião.

As diversas entidades que fazem parte da comissão reuniram-se para analisar o evoluir da pandemia de Covid-19 e manifestaram como principais preocupações a falta de controlo sanitário nas fronteiras e relativamente aos que se deslocam, tanto do estrangeiro como de outras zonas de Portugal, para as aldeias da região.

Desde o fecho das fronteiras, na segunda-feira, que o distrito de Bragança tem apenas um ponto de passagem na fronteira de Quintanilha, em Bragança, onde estão as forças de segurança, mas não é feito qualquer teste de saúde a quem entra no país.

“Estamos a receber gente de todo o lado, era importante que houvesse controlo e despistagem dos que podem trazer o vírus”, disse à Lusa o presidente da Comissão, Francisco Guimarães.

O distrito de Bragança tem vários outros pontos de fronteira fechados, mas a Proteção Civil tem conhecimento de casos que contornam as barreiras físicas colocadas nestes locais.

Para evitar estas situações, a Comissão pede ao Governo “vigilância permanente 24 horas nas fronteiras que se encontram fechadas”.

O presidente da Comissão confirmou à Lusa que têm entrado muitos emigrantes por estes dias, que regressam ao país, porque as empresas estão a fechar, nomeadamente em França.

As matrículas estrangeiras em maior número são, no entanto, da Bélgica, de emigrantes que não são desta região, mas que entram em Portugal por Quintanilha para chegarem a outras zonas do país.

Francisco Guimarães reforçou hoje um apelo a todos que estão a regressar ao Nordeste Transmontano, seja de outros países ou de outras zonas, nomeadamente do litoral português, para que pensem na população envelhecida desta região, mais vulnerável ao novo coronavírus.

O presidente da Comissão, e também autarca de Mogadouro, sublinhou que as entidades não estar “a pedir [às pessoas] que não venham, mas que fiquem em casa, que se mantenham em quarentena, que pensem que têm de proteger” aqueles que já estão na região.

“Esta é a parte pior que temos neste momento. Nas aldeias, a população é idosa, já somos tão poucos que, se não houver cuidado por parte dos que estão a regressar, isto é para dizimar tudo”, alertou.

A reunião de hoje da Comissão juntou os 12 Presidentes das câmaras do distrito, a Guarda Nacional Republicana (GNR), a Polícia de Segurança Pública (PSP), o Serviço de Estrangeiros e Fronteira (SEF) a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Segurança Social.

Na reunião foi ainda decidido “solicitar aos órgãos de Comunicação Social e rádios locais a divulgação do spot ‘Fique em casa’, segundo informação divulgada em comunicado.

A comissão revela ainda que, para acompanhar a evolução da doença, foi constituída uma subcomissão distrital em monitorização diária permanente, com sede nas instalações do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Bragança.

Esta subcomissão é composta pela DGS, GNR, PSP, SEF, Segurança Social Distrital e CDOS de Bragança.

A Comissão Distrital de Proteção Civil apela mais uma vez a todos para se protegerem, ficando em casa e cumprindo as recomendações do Governo e da DGS.

No distrito de Bragança há sete casos confirmados de Covid-19.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 785, mais 143 do que na quarta-feira.

O número de mortos no país subiu para quatro.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de hoje até às 23:59 de 02 de abril, segundo o decreto publicado quarta-feira em Diário da República, que prevê a possibilidade de confinamento obrigatório compulsivo dos cidadãos em casa e restrições à circulação na via pública, a não ser que tenham justificação.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.