Europeias: Lista socialista reconcilia PS com despesismo e tradição de gastador -- Rangel

| Política
Porto Canal / Agências

Maia, 25 mar (Lusa) - O cabeça de lista da coligação PSD/CDS às europeias considerou hoje que a lista socialista "reconcilia o PS" com o "despesismo e tradição de gastador", tendo rostos "importantíssimos" das políticas de Sócrates e Guterres que "trouxeram o país à bancarrota".

Pedro Silva Pereira, antigo ministro de José Sócrates, é o sétimo na lista do PS às eleições europeias, que tem Carlos Zorrinho como número três e mantém em lugares elegíveis as atuais eurodeputadas Elisa Ferreira e Ana Gomes, nomes que compõem a relação apresentada hoje à Comissão Política Nacional do PS.

Na Maia, Porto, à margem da conferência organizada pelo PSD local intitulada "Portugal e a Europa", Paulo Rangel disse aos jornalistas que esta lista do PS "não augura nada de bom" e reconcilia o partido de Seguro "com a sua tradição de gastador" e "com o despesismo".

"Esta lista é composta por pessoas que foram rostos importantíssimos das políticas de José Sócrates e de António Guterres, das políticas do despesismo, que trouxeram o país à bancarrota", criticou.

Na opinião do eurodeputado e cabeça de lista pela coligação PSD/CDS às eleições europeias, "o PS dá todos os dias sinais errados".

"Um dia diz uma coisa, outro dia faz outra. O PS diz que até queria um comportamento responsável e às tantas não poderia repor os salários e as pensões e, portanto, mostrava alguma responsabilidade orçamental e no dia seguinte apresenta uma lista em que estão os principais responsáveis do descalabro das finanças públicas do país", enfatizou.

Paulo Rangel endureceu o discurso em relação ao secretário-geral do PS e diz que "António José Seguro mostra que está na tradição de colocar as finanças públicas em crise e depois de trazer estas faturas aos portugueses", como foi a dos últimos três anos.

Recordando que Francisco Assis, o cabeça de lista do PS, foi líder parlamentar de António Guterres e de José Sócrates, o eurodeputado acusou o PS de ter para o país "um projeto de mais gastos, de maior despesa e de voltar atrás, deitar fora todos os sacrifícios que os portugueses fizeram".

"Isto pelo menos clarifica as coisas. Quem está de lado da responsabilidade é a coligação Aliança Portugal, composta pelo PSD e pelo CDS; quem está do lado do despesismo e de conduzir o país à bancarrota é naturalmente o PS. Esta lista é uma vantagem para os portugueses porque é clarificadora", concluiu.

JF (ACL) // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".